A Justiça Eleitoral do Paraná confirmou oito mudanças de locais de votação em sete municípios para o segundo turno das Eleições 2026, marcado para 25 de outubro. As transferências, determinadas pelos juízos eleitorais, atendem a necessidades específicas, como problemas climáticos, falta de água e reformas nas instalações.
No Sudoeste do Paraná, as alterações atingem Santo Antônio do Sudoeste e Honório Serpa. Os eleitores de três seções desses municípios deverão comparecer a novos endereços para votar no segundo turno.
As mudanças somam-se às transferências realizadas antes do primeiro turno, quando 105 municípios paranaenses tiveram parte de suas seções eleitorais transferidas. A Justiça Eleitoral disponibiliza consultas pela internet e pelo aplicativo e-Título.
Mudanças nos locais de votação no Sudoeste
Em Santo Antônio do Sudoeste, os eleitores da seção eleitoral 34, anteriormente instalada no Centro Comunitário do KM 5, deverão votar no Colégio Estadual D. Pedro II, localizado no distrito de Martinópolis, na zona rural.
Já em Honório Serpa, as seções eleitorais 133 e 137, antes instaladas no Centro Comunitário da Comunidade Capanema I, foram transferidas para a Escola Municipal Professora Maria Francisca dos Santos, na rua José Alves de Mello, 270, bairro Ito Scheibe.
As transferências serão válidas para o segundo turno, em 25 de outubro. Por isso, os eleitores dessas seções devem verificar o endereço atualizado antes de sair de casa.
Confira as alterações nos demais municípios
Além das duas cidades do Sudoeste, outras cinco localidades paranaenses terão mudanças de locais de votação.
Em Cornélio Procópio, os eleitores das seções 22 e 23, anteriormente instaladas na Fundação de Esportes, passarão a votar na Escola Municipal Angelo Mazzarotto, na rua Portugal, 240, Centro.
No mesmo município, as seções 15, 16, 17 e 114, também transferidas da Fundação de Esportes, funcionarão no Colégio Estadual Zulmira Marchesi Silva, localizado na rua Portugal, 240, Centro.
Em Inácio Martins, a seção 182 deixa a Escola Rural Municipal D. Pedro I, em Gavazzoni, e passa para o pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na localidade rural de Cachoeira do Gavazzoni.
Ainda em Inácio Martins, a seção 211, anteriormente localizada na Unidade de Saúde Mental Vila Borges, funcionará no Centro de Eventos Silvino Pasqualin, na rua Barão de Capanema, sem número, no Parque Municipal Paulo Dallegrave, Centro.
Em Paranacity, as seções 48, 49, 51, 52, 55, 56 e 57 serão transferidas da Escola Estadual Santos Dumont para a APAE, situada na rua Mário Xavier de Souza, 1810, Centro.
Já em Santo Inácio, as seções 61, 62 e 63 deixarão o Colégio Estadual Dom Pedro I e passarão a funcionar na Escola Municipal Omar de Oliveira, localizada na rua Arnor Marques Pinheiro, 791, Centro.
Por fim, em Manoel Ribas, a seção 148, anteriormente instalada no Salão Comunitário da Igreja Bom Jesus, será transferida para a Escola Estadual Cristo Rei, na Rua Principal, sem número, na localidade de Barra Azul, zona rural.
Como consultar o local de votação para o segundo turno
Os eleitores podem consultar o endereço atualizado pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE.
Na plataforma, basta acessar a opção “Onde votar”, na área de consultas, e informar os dados solicitados. Entre eles estão nome, número do título eleitoral ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.
Outra alternativa é utilizar o aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e iOS. No menu inferior, o eleitor deve selecionar a opção “Onde votar”.
O aplicativo apresenta o endereço do local de votação, o número da seção eleitoral, a zona eleitoral e um mapa com a rota até o endereço.
A relação completa das alterações também está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Canais de atendimento ao eleitor
Quem tiver dúvidas sobre as mudanças poderá entrar em contato com a Justiça Eleitoral pelos seguintes canais:
- Disque-Eleitor: 0800 640 8400, com ligação gratuita.
- WhatsApp: (41) 3330-8500.
A orientação é consultar o local de votação antes do segundo turno, principalmente nos municípios que registraram transferências de seções eleitorais.

Deixe um comentário