AGORA

Estudantes de colégios agrícolas do Paraná embarcam para intercâmbio nos EUA

A emoção tomou conta do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na manhã deste sábado (16). O embarque marcou a estreia da edição inédita do Ganhando o Mundo Agrícola, levando os primeiros 50 estudantes de colégios agrícolas do Paraná para os Estados Unidos. Ao todo, 100 jovens da rede pública estadual terão a oportunidade de viver um semestre de imersão no estado de Iowa, referência em agronegócio.

Sonho realizado para jovens paranaenses

Entre os passageiros, a estudante Hyasmim Corbari, de São Miguel do Iguaçu, descreveu a experiência como a realização de um sonho antigo:

“Eu falava desde pequena que queria ir para os Estados Unidos, e hoje estou aqui, de malas prontas. Tenho certeza de que voltarei outra pessoa. Só posso agradecer por essa oportunidade”, celebrou.

A expectativa também é grande para Ana Laura Prestes, de 16 anos, do Colégio Agrícola de Palmeirinha:

“É a primeira vez que viajo para tão longe. Estou nervosa, mas sei que será uma transformação para a minha vida. Vou voltar com o inglês na ponta da língua.”

Já Bruno Alcântara, de Cascavel, reforçou a importância da iniciativa:

“Se não fosse esse intercâmbio, eu não teria condições de viver algo assim. Sei que será um divisor de águas para o meu futuro.”

Impacto educacional e profissional

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a edição especial é estratégica:

“O Paraná tem vocação agrícola. Por isso criamos uma versão voltada aos colégios agrícolas. Os alunos vão aprimorar o inglês e aprender técnicas que poderão ser aplicadas no futuro em suas comunidades.”

O secretário das Cidades, Guto Silva, também acompanhou a despedida:

“Esse programa ajuda a formar líderes. Eles voltam com a vida transformada e prontos para transformar a realidade ao redor.”

Além do idioma, os estudantes terão aulas de gestão, empreendedorismo, agronegócio e participarão de workshops, visitas a fazendas, indústrias e empresas do setor.

A diretora-geral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Camila Aragão, reforçou o impacto no campo:

“Muitos desses jovens vêm de famílias ligadas à agricultura. O conhecimento adquirido poderá potencializar a produção rural no Paraná.”

Estrutura em Iowa e próximas turmas

Os estudantes ficarão hospedados no campus da University of Northern Iowa, em Cedar Falls, com segurança, acompanhamento e atividades acadêmicas. A segunda turma do programa embarcará em janeiro de 2026.

Programa Ganhando o Mundo

Considerado o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública estadual no Brasil, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores desde 2022. O investimento ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, documentação, bolsa-auxílio e suporte completo.

Na edição de 2025, foram abertas 1.300 vagas, com destinos como Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, País de Gales e Nova Zelândia, além da edição agrícola para os EUA. Para 2026, a previsão é de 2 mil vagas, número recorde no programa.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *