O senador Flávio Bolsonaro (PL) chegou aos Estados Unidos com a família às 10h25 desta quarta-feira (28). O avião fretado pousou no aeroporto executivo de Miami-Opa Locka, na Flórida, segundo a CNN Brasil, que transmitiu o pouso. Ele deixou o Brasil por Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
Candidato derrotado à Presidência, Flávio viajou com a esposa, Fernanda Bolsonaro, e as filhas, Carolina e Luiza. O senador estava proibido de deixar o país por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Dois funcionários do governo dos EUA afirmaram à CNN que vistos estão sendo emitidos para o senador, a esposa e as duas filhas.
Fronteira cruzada às 22h50 em Foz do Iguaçu
Segundo a Direção Nacional de Migrações da Argentina, Flávio cruzou a Ponte Internacional Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na província de Misiones, por volta das 22h50 de terça-feira (27).
O órgão informou que os quatro apresentaram documentos de viagem válidos, sem impedimento legal para a entrada, e que não houve incidentes.
Às 23h30, a família embarcou em um voo privado operado pela empresa Baires Fly S.A., com destino declarado a Guayaquil, no Equador.
Na terça-feira, o porta-voz da Presidência argentina, Fabián Fernández, havia dito à agência Bloomberg que o senador não tinha entrado no país.
Escala no Equador para abastecer
O jato, um Gulfstream G400 de matrícula argentina LV-JQW, pousou em Guayaquil no início da manhã desta quarta-feira para abastecer. Segundo a Agência France-Presse, jornalistas acompanharam o reabastecimento no aeroporto.
O avião decolou às 6h22, horário de Brasília, em direção à Flórida. O site argentino Infobae publicou que a rota teria sido planejada para evitar o espaço aéreo brasileiro. Não houve confirmação oficial sobre o motivo do trajeto.
Trump disse que aprovaria a entrada
Na noite de terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse ter sido informado de que Flávio estaria na Argentina, mas que não sabia onde ele se encontrava. Questionado por jornalistas, afirmou que “aprovaria” a entrada da família no país.
A emissão de vistos não significa concessão de asilo político nem de residência permanente. As autoridades americanas não informaram a categoria dos documentos.
Passaportes foram cancelados pela PF
Moraes havia determinado a entrega dos passaportes e a proibição de saída do país no âmbito de uma investigação sobre suspeita de lavagem de dinheiro, que também envolve o advogado Willer Tomaz. Flávio nega irregularidades.
A Polícia Federal cancelou os passaportes comum e diplomático do senador na terça-feira, depois do fim do prazo para a entrega dos documentos.

Deixe um comentário