AGORA

Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro saiu por Foz do Iguaçu e voa para Miami

Migrações da Argentina confirma entrada do senador e da família; jato fez escala em Guayaquil e tinha chegada prevista à Flórida às 10h39

Flight Radar voo Flavio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL) deixou o Brasil pela Ponte Internacional Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, na noite de terça-feira (27), e embarcou na Argentina em um voo privado para os Estados Unidos. A Direção Nacional de Migrações da Argentina confirmou a entrada dele, da esposa e das duas filhas.

O avião fez escala em Guayaquil, no Equador, na manhã desta quarta-feira (28), e decolou às 6h22, horário de Brasília, rumo ao aeroporto executivo Miami-Opa Locka, na Flórida. A previsão de chegada, segundo o site de rastreamento FlightRadar24, era por volta de 10h39.

Até a publicação desta reportagem, não havia confirmação do pouso nem da presença do senador e da família na aeronave durante o segundo trecho do voo.

Família cruzou a fronteira em Foz do Iguaçu

Flávio viajou com a esposa, Fernanda Bolsonaro, e as filhas, Carolina e Luiza. Eles entraram em Puerto Iguazú pela ponte que liga a cidade a Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Segundo a Direção Nacional de Migrações, a família apresentou documentos válidos para entrar na Argentina. Em seguida, embarcou em um voo operado pela empresa Baires Fly S.A., com destino declarado a Guayaquil.

A confirmação contradiz a declaração dada na terça-feira pelo porta-voz da Presidência argentina, Fabián Fernández, à agência Bloomberg. Na ocasião, ele afirmou que o senador não havia entrado no país.

Também na terça-feira, aliados disseram que Flávio já estava nos Estados Unidos. Os registros migratórios argentinos indicam que ele cruzou a fronteira à noite e só embarcou depois.

Escala no Equador foi para abastecer

A aeronave é um Gulfstream G400, de matrícula argentina LV-JQW. Segundo o UOL, com base em dados de rastreamento, o jato pousou no Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guayaquil, e ficou menos de uma hora no local.

Jornalistas da Agência France-Presse acompanharam a movimentação no aeroporto e confirmaram que o avião foi abastecido antes de decolar.

O site argentino Infobae publicou que a rota teria sido planejada para evitar o espaço aéreo brasileiro. Não houve confirmação oficial das autoridades aeronáuticas sobre o motivo do trajeto.

Governo Trump vai emitir vistos

Uma autoridade do Departamento de Estado dos Estados Unidos informou à agência Reuters que o governo americano pretende emitir vistos para Flávio Bolsonaro e a família. A informação também foi noticiada pela Associated Press.

Na terça-feira, o presidente Donald Trump afirmou que aprovaria a entrada da família. Ele disse ter ouvido que Flávio estaria na Argentina, mas que não sabia onde o senador estava naquele momento.

A emissão de vistos não significa concessão de asilo político nem de residência permanente. As autoridades americanas não informaram a categoria dos documentos.

STF proibiu saída do país

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia determinado a entrega dos passaportes do senador e proibido que ele deixasse o Brasil. A Polícia Federal cancelou os passaportes comum e diplomático de Flávio na terça-feira.

A medida foi tomada no âmbito de investigação sobre suspeita de lavagem de dinheiro, que também envolve o advogado Willer Tomaz. Flávio nega irregularidades.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *