AGORA

Francisco Beltrão

Francisco Beltrão inaugura primeiro Chimarródromo na Praça

Estação na Praça Central oferece água quente, natural e gelada de graça; município prevê mais estações em parques e praças

chimarródromo

Francisco Beltrão inaugurou na quinta-feira (5) o primeiro Chimarródromo da cidade, na Praça Central, em frente à Igreja Matriz. A estação, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Sicoob Vale Sul, oferece gratuitamente água quente, natural e gelada para o preparo do chimarrão e a hidratação.

Movida a energia solar, a estrutura tem ainda bebedouro para pets, carregadores de celular e iluminação automática. A parceria foi firmada por meio de chamamento público e, segundo a Prefeitura, busca dar mais comodidade à população, incentivar a convivência e valorizar um dos hábitos mais tradicionais da região.

De acordo com a prefeita em exercício, Lurdinha Bertani, outras estações serão instaladas em parques e espaços públicos do município. “É uma ação importante para proporcionar bem-estar à comunidade. Estamos inaugurando o primeiro Chimarródromo e teremos mais cinco estações nos principais parques, ampliando gradativamente esse atendimento a outros espaços públicos”, disse.

Para o presidente do Sicoob Vale Sul, João Manfroi, a data marca a parceria entre a cooperativa e o município. “É um dia especial para a cooperativa e para o município. Convidamos a população e os visitantes a trazerem sua cuia de chimarrão e aproveitarem essa estrutura, que oferece água e comodidade gratuitamente”, afirmou.

Oito estações de hidratação previstas

O Chimarródromo integra um projeto mais amplo da Prefeitura. Em maio, o município abriu chamamento público para empresas interessadas em instalar estações de hidratação em parques e praças, com água em diferentes temperaturas para consumo humano e pontos para animais de estimação.

Wlademir Carlos Quagliotto, da Secretaria Municipal de Administração, explicou que o chamamento foi dividido em cinco grupos. Até agora, os grupos 1, 2 e 4 foram contemplados, o que prevê a instalação de oito estações.

Nos próximos dias, a Praça Central deve receber uma segunda estação, perto do monumento da cuia tradicionalista. Também estão previstas instalações em:

  • Parque Alvorada;
  • Parque Boa Vista;
  • Parque de Exposições Jayme Canet Júnior;
  • Praça da Vila Nova.

Empresas cuidam da manutenção

A instalação e a manutenção das estruturas ficam a cargo das empresas que conquistaram os espaços no chamamento público. Interessados em participar da implantação nos locais ainda não contemplados podem procurar a Secretaria Municipal de Administração.

Francisco Beltrão prorroga isenção do IPTU até dia 19

Logo depois da inauguração, o espaço passou a atrair quem circulava pela Praça Central. Além da água filtrada e gelada e da água quente para o chimarrão, os frequentadores encontram um bebedouro exclusivo para os animais de estimação que acompanham os tutores no passeio.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *