AGORA

Clima

Grandes volumes de chuva atrapalham a agricultura no Sudoeste

Simepar confirma 204,2 milímetros no sábado (24); outubro já acumula 536 milímetros, e excesso de chuva dificulta o trabalho no campo

Ivano Carniel

A chuva em Pato Branco no sábado (24) chegou a 204,2 milímetros, o maior volume registrado em um único dia desde o início da série histórica da estação meteorológica da cidade, em 1979. O recorde anterior era de 7 de julho de 1983, com 178,3 milímetros.

O dado foi confirmado pelo Simepar. Segundo Ivano Carniel, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o excesso de chuva tem dificultado o trabalho no campo e preocupa os produtores da microrregião de Pato Branco.

Outubro já acumula 536 milímetros de chuva na cidade. Somados aos de setembro, são 824 milímetros em dois meses.

Volume foge da média histórica

De acordo com Carniel, os maiores volumes em um único dia costumavam ficar entre 100 e 125 milímetros, com exceção dos 178,3 milímetros de 1983 e dos 204,2 milímetros deste sábado.

“É muita chuva. Muito volume de água tem preocupado os produtores, com dificuldade de realização de trabalhos de campo”, afirmou.

Previsão para novembro preocupa

Para novembro, as previsões indicam a consolidação do fenômeno El Niño e novos volumes elevados de chuva, segundo Carniel.

“Pelo que se prevê, um volume de chuvas de novo com grande volume, e que deve, sem dúvida nenhuma, trazer mais prejuízos aos produtores na microrregião de Pato Branco“, disse.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *