Infância a fase mais importante da vida humana

Crianças em desenvolvimento são curiosas, falantes, sorridentes e agitadas. Tudo ao seu redor se torna objeto de exploração e consequentemente de aprendizado. Observam e reproduzem comportamentos, expressões, falas…

O aprendizado na infância acontece à medida que o corpo é estimulado ou desafiado a experienciar. Se queremos que elas fiquem em silêncio, antes teremos de propor um movimento: bater palmas, pular, rebolar, balançar, estalar os dedos, cantar uma música. Em seguida oriente a respirar, falar mais baixo, devagar, até que finalmente estejam em silêncio. Será desgastante e improdutivo solicitar silêncio gritando, dando lição de moral, dizendo o que não é para fazer.

Para a criança o movimento é uma forma de comunicação entre o corpo e o cérebro. O movimento do corpo reequilibra, regula sua atenção. A maior parte dos adultos também é assim, mas nem percebe.

Montessori afirmava ser fundamental respeitar a necessidade de movimento físico da criança, pois a liberdade de movimento facilita o processo de aprendizado. Afirmava ainda a importância de um ambiente organizado e seguro, onde professores ou pais são sujeitos preparados que acompanham a ação da criança, que estimulam e reconhecem seus avanços, sem elogios exagerados e sem premiações ou compensações.

A autoestima da criança é construída à medida que se sente capaz e importante por superar desafios, quando percebe que aprendeu, que conseguiu realizar uma atividade ou tarefa sem ou com pouca ajuda de um adulto. Por isso quando observamos elas tentando fazer algo, mesmo que pareçam ter dificuldades, é importante perguntar se querem ajuda e só ajudar se pedirem. As tentativas são fundamentais para o aprendizado.

É importante reconhecer as ações realizadas perguntando como se sentiu ao realizar tal atividade. Encorajar afirmando que acredita no seu potencial. 

Aprender deve ser um ato motivacional onde com o auxílio do professor ou dos pais a criança percebe sua evolução e sente-se orgulhosa por sua capacidade. As vezes as coisas podem até não sair tão bem como planejamos, mas foi muito importante tentar fazer e as crianças precisam saber disso.

Sejamos os adultos que ensinam a Ser, sendo exemplo de gentileza e respeito, de motivação e criatividade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.