AGORA

Inventum 2026 será de 4 a 8 de novembro em Pato Branco

Feira terá entrada gratuita e reunirá empresas, instituições, startups, pesquisadores e atrações para todas as idades

lançamento inventum 2026

Lançamento oficial da Inventum 2026 apresentou as principais atrações da feira, marcada para novembro em Pato Branco.

A Prefeitura de Pato Branco lançou nesta terça-feira (1º) a Inventum 2026, que será realizada de 4 a 8 de novembro, no município, com entrada gratuita. A sexta edição reunirá ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação para aproximar empresas, instituições, pesquisadores, startups e a comunidade em uma programação para todas as idades.

O lançamento oficial ocorreu no Centro Regional de Eventos e foi promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante a apresentação, foram divulgadas as principais novidades, os parceiros e parte da programação prevista para a feira.

Com o tema “Conectando você ao futuro”, a Inventum 2026 terá competições, oficinas, experiências imersivas, exposições, palestras e espaços destinados à iniciação científica, sustentabilidade, empreendedorismo e novas tecnologias.

Robótica, drones e inteligência artificial estão entre atrações

Um dos destaques será o Summit de Robótica, que deve reunir mais de 800 competidores. A programação também prevê Arena Drone Soccer, Arena Drones Racer, Corrida Maluca e Campeonato Oficial de Cubo Mágico.

A Olimpíada de Inteligência Artificial, hackathons, arenas de games e espaços destinados a startups também integram a programação preliminar apresentada pelo Município.

A proposta é reunir atividades práticas e conteúdos voltados a diferentes faixas etárias, conectando estudantes, empreendedores, pesquisadores, empresas e a população.

Segundo a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, a edição de 2026 será a mais abrangente já realizada.

“A Inventum está repleta de novidades e de experiências para toda a comunidade. Teremos muitas atrações gratuitas que aproximam os jovens das tecnologias mais emergentes. Queremos conectar diferentes gerações por meio do conhecimento e mostrar como a tecnologia pode transformar vidas”, afirmou.

Inventum terá três palestrantes nacionais

A programação inclui três palestrantes nacionais, com conteúdos relacionados a empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

O cofundador e CEO da Tardezinha, Rafael Liporace, apresentará uma palestra sobre empreendedorismo, entretenimento e grandes experiências. O conteúdo abordará a construção da turnê, fortalecimento de marca, experiência do público, inovação e gestão de grandes projetos.

Paulo Cesar Duarte Junior apresentará “A Engenharia do Impossível”. A palestra relaciona construção civil, ciência e paternidade para abordar conhecimento, propósito, persistência e desenvolvimento de soluções diante de desafios.

O geofísico e doutor Sérgio Sacani, criador do canal Space Today e apresentador do podcast Ciência Sem Fim, também participará da Inventum. A palestra terá como temas inteligência artificial, ciência, tecnologia e inovação.

Feira busca dar visibilidade ao ecossistema local

Rosiclei afirmou que o amadurecimento do ecossistema de inovação de Pato Branco permite que a Inventum funcione também como vitrine para empresas e startups desenvolvidas no município.

Para o prefeito Géri Natalino Dutra, o evento representa a estrutura formada por empresas de base tecnológica, instituições de ensino, startups, incubadoras, universidades e pelo Parque Tecnológico.

“Hoje aproximadamente cinco mil pessoas trabalham diretamente em empresas de base tecnológica, nas instituições de ensino e nas startups de Pato Branco. O mais importante é que quase todas essas empresas nasceram aqui, a partir de ideias que encontraram apoio nas incubadoras, no Parque Tecnológico e nas universidades”, afirmou.

Segundo o prefeito, a feira busca apresentar à comunidade as iniciativas desenvolvidas nesse ambiente.

“A Inventum reúne tudo isso e mostra ao Brasil e ao mundo o que somos capazes de desenvolver”, disse.

Município destaca participação das famílias

O prefeito também ressaltou que a programação foi planejada para receber crianças, jovens e famílias.

“Queremos que as famílias tragam suas crianças e seus jovens para viver essa experiência. A tecnologia precisa ser desmistificada. Quando a população percebe que quem está empreendendo é o seu vizinho, o seu amigo ou o seu parente, ela entende que inovar também é possível”, afirmou.

Segundo Géri Dutra, a proposta é que a Inventum estimule a aproximação de diferentes gerações com o ambiente de inovação existente em Pato Branco.

Evento terá apoio de instituições locais e estaduais

A Inventum 2026 é realizada pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com patrocínio da Itaipu Binacional.

A correalização envolve o Parque Tecnológico de Pato Branco, UTFPR, Sebrae, Sistema Fiep, ACEPB, Afya, Unimater, IDR-Paraná, NTI e Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.

A feira ocorrerá entre 4 e 8 de novembro, com entrada gratuita.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *