No estande da Itaipu Binacional no Show Rural da Coopavel, em Cascavel (PR), os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Itaipu Mais que Energia, um programa que engloba diversas ações em 434 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul.
Alinhado às políticas públicas do Governo Federal, o programa visa promover um território sustentável, onde a geração de energia, a produção de alimentos e o uso da água estejam em harmonia com o ecossistema, garantindo a qualidade de vida das comunidades. Esse conceito centraliza o desenvolvimento sustentável, mostrando que água de qualidade, energia renovável e alimento saudável são pilares para alcançar a sustentabilidade.
A Itaipu, por depender de água em boas condições para gerar energia, volta seus esforços para o desenvolvimento do território, com foco na recuperação de microbacias hidrográficas, combate à erosão, melhorias em estradas e terraceamento de solos agrícolas.
Em parceria com diversas instituições, a Ação Integrada de Solo e Água (Aisa) leva conhecimento científico para conservar solos e aumentar a qualidade da água nas bacias hidrográficas, atendendo mais de 20 mil produtores.
Leia também
- SICOOB Integrado celebra 20 anos com anúncio de nova sede
- Governo anuncia gratuidade dos medicamentos da Farmácia Popular
A Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAIB) instala marcos geodésicos para auxiliar no planejamento do uso de água e solo, fornecendo informações precisas sobre elevações do terreno.
O Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), sediado no Itaipu Parquetec, fornece dados estratégicos sobre água, território, clima e biodiversidade para embasar as decisões da Itaipu.
O Projeto Hidrosfera, em parceria com a UFPR, estuda a interação entre águas subterrâneas e superficiais para garantir o uso sustentável das águas subterrâneas na região.
A Itaipu também investe em energia solar, com a instalação de geração fotovoltaica em sua área de atuação, proporcionando economia para municípios, hospitais e escolas.
A gestão do programa conta com a participação da sociedade por meio de 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, que contribuem para o diagnóstico e priorização de ações no território.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.