México vence na abertura da Copa e quebra tabu

Mexico-v-South-Africa-Group-A-FIFA-World-Cup-2026

O México começou a Copa do Mundo de 2026 com vitória. Diante de 80.824 torcedores no Estádio Azteca, na Cidade do México, a seleção mexicana derrotou a África do Sul por 2 a 0 nesta quinta-feira (11), na partida de abertura do Mundial. Julián Quiñones marcou o primeiro gol da competição aos oito minutos do primeiro tempo, enquanto Raúl Jiménez ampliou na etapa final.

Além dos gols, o confronto ficou marcado por três expulsões. Sithole e Zwane receberam cartão vermelho pela África do Sul, enquanto Montes foi expulso pelo lado mexicano. Com o resultado, o México encerrou um longo tabu e conquistou sua primeira vitória em jogos de abertura de Copa do Mundo.

Antes deste triunfo, a seleção havia estreado cinco vezes como anfitriã ou participante da partida inaugural, acumulando derrotas para França, Brasil e Suécia, além de empates diante da União Soviética e da própria África do Sul, em 2010.

Quiñones marcou o primeiro gol da Copa do Mundo 2026

Empurrado pela torcida, o México começou a partida pressionando desde os minutos iniciais. A equipe dominou a posse de bola e criou as principais oportunidades ofensivas diante de uma África do Sul que encontrou dificuldades para sair jogando.

Aos oito minutos, Sithole errou na saída de bola e perdeu a posse para Erik Lira. Na sequência, Julián Quiñones recebeu livre dentro da área e finalizou rasteiro para abrir o placar. O gol entrou para a história como o primeiro da Copa do Mundo de 2026.

O domínio mexicano continuou ao longo do primeiro tempo. Aos 35 minutos, a equipe já havia finalizado seis vezes, enquanto os sul-africanos ainda não haviam acertado qualquer conclusão em direção ao gol.

A melhor chance da África do Sul surgiu apenas aos 37 minutos, em cabeçada de Foster que saiu pela linha de fundo. Antes do intervalo, Quiñones ainda acertou a trave esquerda e Raúl Jiménez obrigou o goleiro Williams a fazer uma importante defesa.

Expulsão facilitou a vitória mexicana

A situação da África do Sul ficou ainda mais complicada logo no início da segunda etapa. Aos quatro minutos, Brian Gutiérrez avançou em velocidade e foi derrubado por Sithole próximo à área.

O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio interpretou que a falta interrompeu uma oportunidade clara de gol e aplicou cartão vermelho direto ao volante sul-africano. Com um jogador a mais, o México ampliou sua superioridade em campo.

Aos 21 minutos, Quiñones participou novamente da jogada decisiva. O atacante acionou Alvarado pela direita, que cruzou na segunda trave. Raúl Jiménez apareceu livre e cabeceou para o chão, sem chances para o goleiro Williams, marcando o segundo gol mexicano.

Três expulsões marcaram o confronto

O árbitro brasileiro voltou a ser protagonista na reta final da partida. Aos 36 minutos do segundo tempo, após revisão do VAR, Wilton Pereira Sampaio expulsou Zwane por agressão ao atingir o rosto de Alvarado.

Com isso, a África do Sul passou a atuar com apenas nove jogadores. Nos acréscimos, o México também perdeu um atleta. Aos 46 minutos, Montes recebeu cartão vermelho direto após cometer falta considerada impeditiva de uma chance clara de gol.

Mesmo com a expulsão, os mexicanos controlaram a partida até o apito final. O confronto terminou aos 52 minutos da etapa complementar, com ampla superioridade dos anfitriões, que finalizaram 16 vezes contra apenas quatro da seleção africana.

Jogo repetiu abertura da Copa de 2010

O duelo entre México e África do Sul repetiu a partida de abertura da Copa do Mundo de 2010, disputada em Joanesburgo também em 11 de junho. Na ocasião, as equipes empataram por 1 a 1.

Curiosamente, Rafa Márquez, autor do gol mexicano naquele Mundial, atualmente integra a comissão técnica comandada por Javier Aguirre. Dessa vez, porém, os mexicanos conseguiram transformar o favoritismo em vitória diante de sua torcida.

Grupo A terá mais um jogo nesta quinta-feira

A primeira rodada do Grupo A prossegue ainda nesta quinta-feira (11). Coreia do Sul e República Tcheca entram em campo às 23h (horário de Brasília), no Estádio Akron, em Guadalajara, no México.

O confronto encerra o primeiro dia de disputas da Copa do Mundo de 2026 e dará sequência à caminhada das seleções na busca por uma vaga na fase eliminatória da competição.