Putin sinaliza fim da guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quinta-feira que a Rússia quer acabar com a guerra na Ucrânia, o que inevitavelmente envolverá uma solução diplomática.

Os comentários de Putin foram feitos depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, deu as boas-vindas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca e prometeu o apoio contínuo e inabalável dos Estados Unidos a ele.

“Nosso objetivo não é reverter o conflito militar, mas acabar com esta guerra. Tentaremos acabar com isso e, é claro, quanto mais cedo melhor.”

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que Putin “não deu absolutamente nenhum sinal de que está disposto a negociar” o fim da guerra, que começou quando Moscou enviou tropas à Ucrânia em 24 de fevereiro.

“Muito pelo contrário”, disse Kirby a repórteres durante um briefing online. “Tudo o que ele (Putin) faz no solo e no ar mostra que ele quer continuar a violência contra o povo ucraniano” e “escalar a guerra”.

Kirby reiterou que Biden está aberto a negociações com Putin, mas apenas se o líder russo “mostrar seriedade nas negociações” e consultar a Ucrânia e aliados dos EUA.

A Rússia disse que está aberta a negociações, mas a Ucrânia e seus aliados estão céticos em relação à estratégia da Rússia para ganhar tempo depois de uma série de fracassos e retiradas de tropas que viraram o ímpeto da guerra de 10 meses a favor de Kyiv.

“Eu já disse isso muitas vezes: a intensificação das hostilidades leva a perdas irracionais”, disse Putin a repórteres.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.