O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (12) a nomeação de mais 988 novos professores aprovados no concurso público realizado em 2023. A medida foi oficializada por meio do decreto nº 10.284/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os profissionais nomeados já passaram por exames médicos e, nos próximos dias, deverão assinar o termo de posse, ficando aptos a iniciar as atividades nas escolas estaduais a partir do segundo semestre letivo de 2025.
Com essa nova convocação, o total de profissionais efetivados no Quadro Próprio do Magistério (QPM) nos últimos anos ultrapassa 4,5 mil docentes em todo o Estado. O chamamento reforça o compromisso do governo estadual com a valorização da educação pública, especialmente após um intervalo de dez anos sem concursos públicos para a categoria.
“Estamos muito felizes em realizar mais este chamamento, após a realização do primeiro concurso público para composição do Quadro Próprio do Magistério em dez anos. São milhares de novos docentes e pedagogos no ensino da rede estadual, que tem cerca de 1 milhão de alunos”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Os novos professores atuarão em escolas pertencentes aos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná, cobrindo diferentes componentes curriculares e níveis de ensino.
Desde o início do processo de convocação, considerando chamamentos e desistências, mais de 3,4 mil docentes e pedagogos já estão em exercício na rede estadual.
Os detalhes sobre as próximas etapas e editais estão disponíveis neste link.
Comentários estão fechados.