A Prefeitura de Pato Branco promove no sábado (7), das 13h30 às 17h30, a final da 6ª edição do Concurso Municipal de Declamação de Poesias, no Centro Regional de Eventos. A disputa reúne estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal e integra a programação da INVENTUM.
O concurso é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A INVENTUM, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, ocorre de 4 a 8 de novembro, no Parque de Exposições.
Segundo a Secretaria, o objetivo é incentivar a leitura, a interpretação e a expressão artística dos estudantes. A pasta destaca que o concurso também desenvolve a oralidade, a criatividade, a imaginação, a autoestima e a sensibilidade dos alunos, além de aproximar as crianças da literatura.
Cinco categorias
O concurso é destinado a estudantes da Rede Municipal de Ensino com idades entre seis e 11 anos. As apresentações são divididas em cinco categorias:
- Categoria 1: estudantes de seis e sete anos;
- Categoria 2: estudantes de oito e nove anos;
- Categoria 3: estudantes de dez e 11 anos;
- Categoria 4: estudantes que fazem aulas de declamação ou de teatro em outras instituições;
- Categoria 5: estudantes que declamam poesias de autoria própria.
Como funciona a seleção
A disputa ocorre em etapas. Primeiro, os estudantes se apresentam e são selecionados na própria escola. Os escolhidos avançam para a etapa municipal, em que serão avaliados por uma comissão julgadora.
Os critérios de avaliação incluem a compreensão e a interpretação do poema, a emotividade, a postura cênica, a projeção da voz e a dicção.
De acordo com o edital, as escolas desenvolveram atividades poéticas em agosto, setembro e outubro, com leitura, produção de poesias, saraus e as etapas escolares do concurso.
- Pato Branco abre inscrições para conferência da criança
- Câmara de Pato Branco aprova cessão de máquinas agrícolas
Final aberta ao público
A etapa final municipal será aberta à população, que poderá prestigiar os estudantes e acompanhar o trabalho desenvolvido pelas escolas ao longo do projeto.

Deixe um comentário