Centro de Testagem do Dolivar Lavarda passa a operar com novo horário

Ativada em 14 de janeiro para dar mais agilidade aos atendimentos de pacientes com sintomas gripais, o Centro de Testagem criado no ginásio Dolivar Lavarda, no bairro La Salle, e que atendia inicialmente de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e sábados e domingos das 9h às 17h, passa agora por adaptações nos horários.

O local seguirá servindo de apoio para a realização de testes de covid-19, contudo segundo Rodrigo Bertol, diretor de Vigilância de Saúde, há uma descendente nos casos de covid em Pato Branco, com diminuição pela procura da testagem e dos casos. Assim, essa semana o horário da Unidade de Coleta, que está instalada no Ginásio Dolivar Larvada, permanece o mesmo, sendo sábado das 8h às 12h, com entrega de senhas até às 10h. Na segunda-feira (14), dia de maior procura pelo exame, o horário também será mantido: das 7h às 19h, com entrega de senhas até às 16h.

A partir de terça (15), até quinta-feira (18), a Unidade de Coleta vai funcionar somente na parte da tarde. “No período da manhã, as equipes precisam estar nas Unidades de Saúde, que apresentam necessidade de pessoal que nelas são alocados. Assim, eles retornarão para suas unidades no período da manhã e, das 13h às 17h, eles voltam para a coleta de exames no ginásio”, explicou.

Procura

No final de janeiro, a chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiany Zierhut revelou ao Diário do Sudoeste, que aproximadamente 450 testes eram realizados por dia naquele momento.

Na ocasião, Pato Branco vivia uma alta nos casos positivados, o que levou a constatação de que nos primeiros 14 dias de testagem realizada no ginásio Dolivar Lavarda, foram coletadas 4.596 amostras. Deste total, a média de positividade vaiava de 35 a 40%.

você pode gostar também
Deixe uma resposta