Transporte público segue em alerta de greve

Sem perspectiva de negociações ou novas propostas por parte da Catani S/A, os motoristas da empresa, que faz parte do consórcio Tupa, seguem em alerta de paralisação a partir da 0h da próxima segunda-feira (14). Detentores de 46,6% do transporte público realizado em Pato Branco, se nada for decidido na assembleia prevista para este domingo (13), conforme informou o Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários Urbanos e em Geral, Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pato Branco (Sintropab), a população deve sofrer as consequências de não poder contar com as 15 linhas que estão sob responsabilidade da empresa (veja box), já que, conforme o sindicato, todos os motoristas devem entrar em greve.

O motivo da paralisação é uma negociação que ocorre com a empresa desde agosto, quando os motoristas da empresa fizeram um abaixo-assinado pedindo um adicional de 40% da hora do cobrador para os motoristas que fazem também a cobrança, assim como recebem os colaboradores que ocupam as mesmas funções na Transangelo, que também faz parte do consórcio.

Após muitas reuniões e conversas, a Catani S/A propôs um complemento ao salário, em forma de vale-alimentação, no valor de R$ 165,50, recusado por parte dos trabalhadores.

A empresa de transporte urbano explica que o bônus pago aos motoristas da Transangelo não é aplicável a Catani por ser decorrente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e se diz pega de surpresa com deflagração de greve.

Conforme o diretor-presidente da Catani S/A, Leandro Portela Catani, o Ministério Público do Trabalho (MPT) está mediando a negociação, e havia remarcado uma audiência para 18 de fevereiro, próxima sexta-feira. “Não há nenhum acordo, nenhuma decisão, que obrigue a Catani a efetuar qualquer tipo de pagamento a título de plus salarial”, disse ao Diário do Sudoeste.

Por ser considerada uma atividade essencial, não há possibilidade legal de as atividades do transporte público serem 100% paralisadas. “Estamos cumprindo o acordo coletivo, os salários em dia e todas as obrigações estão sendo cumpridas”, avaliou o presidente.

Sem nenhuma proposta por parte da empresa, o sindicato aguarda a realização da assembleia convocada para o domingo. “A empresa acredita que está fazendo uma desfeita para o Sindicato, quando, na verdade, essa desfeita é para os seus próprios funcionários”, avaliou o presidente do Sintropab, Epitácio Antônio dos Santos.

Linhas que podem sofrer paralisação a partir de segunda-feira (14)

Avenida Tupi – UTFPR/Unidep

Veneza

Gralha Azul (Via Bonato)

Passo da Pedra

Planalto – Centro (Via Xingu)

São Roque – Vila Verde – Vila Esperança

Gralha Azul – Vibra

Centro – Parque Industrial 2 (Vibra)

Gralha Azul – Atlas

Planalto – Atlas

Reforço Avenida Tupi – UTFPR – Unidep

São Francisco – Atlas

São Cristóvão – Atlas

você pode gostar também
Deixe uma resposta