Confira calendário de vacinação contra a covid em Pato Branco

Após janeiro ter a maior taxa de positivados pela covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020, o número de internações pela complicação e óbitos pela doença segue muito abaixo da média dos índices, apontando para a eficácia da vacina. Assim, há a comprovação empírica de que completar o esquema vacinal é imprescindível para que a pandemia continue rumando ao seu fim preservando o maior número de vidas possível.

Em Pato Branco, até 31 de janeiro, mais de 177 mil doses foram aplicadas, sendo que 83% da população foi vacinada com primeira dose e, desses 90% com a segunda. Ainda, 34,45% dos vacinados já receberam a dose de reforço.

É hora de engrossar ainda mais esse índices. Confira o calendário vacinal:

Segunda dose de Pfeizer (a partir de 12 anos)

Quem deve tomar?
Pacientes que tomaram a primeira dose há 21 dias; pacientes que perderam a data da segunda dose ou as datas de repescagem da segunda dose; paciente já agendados para a segunda dose

Quando e onde tomar?
Dias 9 (quarta-feira) e 11 (sexta-feira) , com aplicação no drive thru no Parque de Exposições, das 8h às 16h
Dias 10 (quinta-feira), 14 (segunda-feira) e 16 (quarta-feira), na Sala de Vacina Central, das 8h às 16h

Segunda dose de Coronavac (a partir de 12 anos)

Quem deve tomar?
Pacientes que tomaram a primeira dose há 25 dias; pacientes que perderam a data da segunda dose ou as datas de repescagem da segunda dose; paciente já agendados para a segunda dose.

Quando e onde tomar?
Dias 10 e 14, na Sala de Vacina Central, das 8h às 13h


Dose de reforço (a partir de 18 anos)

Quem deve tomar?
População geral que completou o esquema vacinal até 7 de outubro de 2021; gestantes e puérperas que completaram o esquema vacinal há 5 meses, até 07 de setembro de 2021.

Quando e onde tomar?
Dia 7 (segunda-feira), na Sala de Vacina Central e drive thru no Parque de Exposições, das 8h às 16h ou nas Unidade de Saúde dos bairros, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Dia 8 (terça-feira), na Sala de Vacina Central, das 12h às 17h; no drive thru no Parque de Exposições, das 8h às 13h; e nas Unidade de Saúde dos bairros, das 13h às 16h.

Atenção!

Gestantes e puérperas que já completaram 5 meses da segunda dose e pacientes com histórico de trombose devem fazer o reforço somente na Sala de Vacina Central ou no drive thru. A ação será realizada nos horários estipulados, ou enquanto houverem doses disponíveis.

Documentos necessários

Carteira de vacina, RG/CPF

Vacinação infantil

Quem deve tomar?

Crianças de 6 a 11 anos completos

Quando e onde tomar?

Dia 6 (domingo), na Sala de Vacina Central, das 8h às 11h. (Haverá quatro pontos para atendimento).

Atenção!

A criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável legal. Se estiver com outro adulto, eles devem apresentar declaração de consentimento já assinada. Obrigatório intervalo de 15 dias entre as demais vacinas do calendário de vacinação.


Documentos necessários

Carteira de vacinação, documentos pessoais e comprovante de residência.

Centro de testagem segue em funcionamento

Tão importante quanto se vacinar é testar para a covid-19 quando aparecem sintomas ou há contato com pessoas infectadas pelo vírus.

No entanto, ainda há confusão sobre qual é o melhor exame a ser feito, e isso depende há quanto tempo a pessoa foi exposta ou há quantos dias os sintomas apareceram.

PCR

O RT-PCR ou teste rápido PCR serve pra detectar a doença quando se está infectado. Como utiliza o swab (uma espécie de haste longa) pra colher a amostra do nariz e da garganta, o vírus precisa estar nas vias aéreas, o que demora de três a quatro dias após a infecção.

Ou seja, quem teve contanto com alguém positivo para covid, deve esperar cerca de quatro dias para fazer a testagem, ou o resultado pode ser um falso negativo.

Como muita gente está assintomático devido à vacina, é preciso ficar alerta para que a falta de sintomas, somada ao falso negativo, dê a segurança necessária para que a pessoa continue circulando e, consequentemente, transmitindo covid.

Antígeno

A testagem de anticorpos (IgG e IgM), apesar de ser uma opção mais barata ao PCR, serve apenas para quem já se infectou há mais de 14 dias. Este teste detecta os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico pra combater o vírus e, portanto, serve mais pra saber se a pessoa já passou pela doença em algum momento.

Centro de testagem

A procura por testes de covid-19 no Centro de Testagem, montado na estrutura do Ginásio Dolivar Lavarda, continua intensa. O teste é gratuito e pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sendo que as senhas são entregues até às 16h; e aos sábados, das 8h às 12h, com senhas entregues até às 10h.

você pode gostar também
Deixe uma resposta