Lula irá a Foz do Iguaçu no dia 15/02 – Coluna ADI 04/02/2023

Lula em Foz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer sua primeira visita à Foz do Iguaçu neste mês. Lula vai estar na posse do novo diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, que acontece dia 15 de fevereiro. Lula deverá ainda nomear mais cinco nomes que ocuparão as diretorias de Administração, Financeira, Coordenação, Jurídica, Técnica e o novo diretor-superintendente do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), responsável pela gestão do turismo da hidrelétrica.

Suplentes
Veja quem são os suplentes a assumir como deputados federais pelo Estado do Paraná: Stephanes Júnior (PSD), Elton Welter (PT),  Marco Brasil (PP) e Rodrigo Estacho (PSD). Eles substituirão os deputados (as) eleitos em 2022 federais Leandre Dal Ponte, Enio Verri, Ricardo Barros e Beto Preto. É esperada a confirmação do deputado Sandro Alex e em seu lugar assumirá o comunicador Luciano Alves (PSD).

Desmatamento ilegal
O Governo do Paraná promete zerar o desmatamento ilegal nos próximos quatro anos. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. De acordo com o secretário, o estado deve realizar concurso público para contratar mais pessoas para a pasta e para o Instituto Água e Terra (IAT).

Paraná de fora
O Paraná ficou de fora das mesas diretoras da Câmara Federal e do Senado, responsáveis por comandar os rumos do Congresso Nacional. Nenhum dos 30 deputados eleitos pelo Estado e dos três senadores emplacaram um dos sete cargos da cúpula da Câmara ou dos seis do Senado, preenchidos na quarta-feira, 1°, pelos parlamentares.

Ferry boat
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai apresentar à população em audiência pública, na quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Guaratuba, informações sobre a nova licitação para exploração da travessia da baía de Guaratuba, o ferry boat. A participação é livre para todos os interessados e também será transmitida ao vivo pelo Youtube.

Porto de Paranaguá
Segundo maior porto do Brasil em movimentação de cargas, o Porto de Paranaguá, do Paraná, vai leiloar mais duas áreas no dia 24 de fevereiro. Irão a leilão, para arrendamento, na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, a PAR09 e a PAR50. A primeira tem 26.576 metros quadrados e se destina à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. A segunda, com 85 mil metros quadrados, é voltada para granéis líquidos.

Parque Guartelá
A licitação do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, sexto maior cânion do planeta em extensão, está prevista para ocorrer no dia 28 de fevereiro. Interessados em administrar o Parque têm até o fim deste mês para se credenciarem. O contrato é válido por 30 anos. O espaço recebe em média 40 mil turistas por ano. O valor estimado de investimentos a serem feitos durante o prazo o período é de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Cassação
O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a cassação imediata do mandato do prefeito de Agudos do Sul, Jesse da Rocha Zoellner (PP), e do vice-prefeito, Antônio Gonçalves da Luz (PSD). Eles são acusados de compra de votos. Ambos foram eleitos em abril de 2022, em uma eleição suplementar. Em nota, a defesa dos acusados afirmou que a ação ajuizada pelo segundo colocado “representa uma tentativa de revanche eleitoreira”.

Indústria paranaense
A indústria encerrou o ano passado com 15.271 novas vagas de trabalho abertas no Paraná. Foi a terceira atividade econômica que mais abriu oportunidades, superada pelo setor de serviços (77 mil) e de comércio (21 mil). “Todos os grandes setores da economia criaram vagas no Paraná no ano passado”, afirma o economista da Fiep, Evânio Felippe.

Apreensão
Policiais do Paraná apreenderam, durante o mês de janeiro, 3,1 toneladas de maconha, além de outras drogas. A quantidade de maconha apreendida no primeiro mês do ano já é maior do que o total de 2,2 toneladas da droga confiscadas ao longo de 2022. A maior apreensão aconteceu em Toledo, no dia 7 de janeiro. Após denúncia ao 181.

Nomeada
Christiane Yared foi nomeada pelo prefeito Marcelo Roque como a nova secretária municipal de Gabinete Institucional da Prefeitura de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A pasta que era chefiada por Amanda Roque — primeira-dama de Paranaguá. Em oito anos como deputada federal, Yared destinou R$ 43 milhões para Paranaguá.

Vacinação 2023
Após orientações do Ministério da Saúde, acerca do Programa Nacional de Vacinação de 2023, o Paraná iniciará nova campanha dia 27 deste mês. Dentre as recomendações para intensificar a vacinação destacam-se as orientações para a aplicação das vacinas bivalentes. O imunizante, considerado como uma proteção adicional e atualizada no combate à Covid-19, será utilizado, inicialmente, como dose de reforço para grupos prioritários acima de 12 anos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.