Coluna ADI 26/01/2022

Juventude parlamentar
A deputada federal Luísa Canziani é membro titular do grupo de jovens parlamentares das Organizações Unidas (ONU) e a primeira parlamentar brasileira a conquistar o cargo. Nessa condição, Luísa foi a única participante da América Latina do evento International Education Day, ocorrido nesta segunda-feira, 24. O evento abordou temas como a educação e a participação das mulheres e jovens na política.

-- 2 Notícia --

Educação e tecnologia
Para Luísa Canziani “a educação é uma ferramenta poderosa de inclusão dos jovens, e principalmente das mulheres no processo democrático, que se inicia com maior acesso ao mercado de trabalho. Acredito que a educação profissional e tecnológica deve ser vista pelos jovens como uma oportunidade de carreira em qualquer lugar do mundo”.

Conferência Global
A Itaipu Binacional irá sediar a primeira Conferência Global sobre Água e Energia em 2022.  A Conferência Global será realizada na Itaipu de forma binacional, com a participação de cerca de 300 pessoas de instituições de todo o mundo que trabalham com água e energia. A programação deverá incluir visitas de campo a projetos desenvolvidos pela Itaipu nas margens brasileira e paraguaia. Por conta dos protocolos de enfrentamento da pandemia de covid-19, a data do evento ainda está por ser confirmada. 

-- 3 Notícia --

Podemos PR
O senador Álvaro Dias foi escolhido por unanimidade, na manhã desta terça-feira (25), para presidir o Podemos paranaense. A escolha ocorreu durante reunião da executiva estadual do partido. Alvaro substitui o ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, que deixou o partido para se filiar ao PSDB. O convite para Álvaro ocupar a presidência foi feito pela presidente nacional da sigla, a deputada federal Renata Abreu, de São Paulo, com apoio dos senadores paranaenses Oriovisto Guimarães e Flávio Arns.

Descompatibilização
Hussein Bakri deve continuar na liderança do governo Ratinho Júnior (PSD) até o mês de março. Os secretários que pedirem a descompatibilização irão assumir as vagas no legislativo a partir de abril, possivelmente no dia primeiro ou dois. O primeiro a retomar à Assembleia Legislativa foi Guto Silva (PSD), para organizar a campanha ao Senado Federal. Voltarão para a Alep, Márcio Nunes (PSD) e Marcel Micheletto (PL) e à Câmara Federal, Sandro Alex (PSD) e Ney Leprevost (PSD).

-- 4 Notícia --

Novo ciclo
O deputado estadual Paulo Litro oficializou a sua renúncia da presidência do diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O parlamentar, que assumiu o cargo em maio de 2019, destacou que no decorrer de sua gestão foi realizado um trabalho com foco no fortalecimento dos diretórios municipais e que, devido a questões pessoais, julgou que era o momento de um novo ciclo se iniciar no partido.

Prêmio de inovação
O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná está entre os semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos Ecossistemas de Inovação que atuam no país.

Prêmio de inovação II
O SRI do Norte Pioneiro vai completar seis anos em 2022 e está entre os classificados na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial, que compreende os EI em início de estruturação e organização, que contam com um volume ainda pequeno de potenciais empreendedores. Cada modalidade poderá ter até um ecossistema vencedor e, no máximo, dois finalistas. A premiação final ocorrerá em março deste ano.

Arrecadação
Levantamento realizado Frente Nacional de Prefeitos (FNP), divulgado na pesquisa Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil mostra que  Ponta Grossa foi destaque, entre os municípios do Sul do Brasil, no recolhimento de um tributo municipal, o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Ponta Grossa foi o município com maior crescimento na arrecadação do ISS entre as 15 maiores cidades do nosso Estado, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Boxe Brasil
O técnico Adailton Gonçalves, beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, foi convocado para a Equipe Olímpica Permanente de Boxe do Brasil. Ele já embarcou para uma base de treinamento e vai ficar 14 dias em conjunto com a equipe húngara na cidade de Budapeste (Hungria). A equipe que embarcou para a Hungria tem 9 atletas da categoria masculino e mais 5 da categoria feminino, acompanhados ainda por 5 integrantes da equipe técnica.

Vacinação infantil
A Secretaria de Estado da Saúde está recebendo mais 213.480 vacinas contra a Covid-19 exclusivas para a faixa etária de 5 a 17 anos. São 95.200 doses da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos e 118.280 CoronaVac destinadas às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos (não imunocomprometidos). Esse é o terceiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos. Desde o início da vacinação infantil, há dez dias, o Estado já recebeu 131 mil doses pediátricas, para a imunização de cerca de 1.075 milhão de crianças.

Voe Paraná
A Azul Linhas Aéreas inicia nesta semana a operação de dez novos destinos no Paraná. Todos conectam cidades do Interior a Curitiba, como parte do Voe Paraná, maior programa de aviação regional do País. Os municípios de Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória passaram a receber voos vindos da Capital nesta segunda-feira (24) e nesta terça (25) foi a vez de Umuarama.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta