PRF lança 18 toneladas de sementes no Paraná durante ação ambiental

helicóptero prf semeadura

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, pelo terceiro ano consecutivo, de uma operação de semeadura aérea de palmeira-juçara no Paraná durante a Semana do Meio Ambiente. Entre os dias 1º e 6 de junho de 2026, a corporação utilizou uma aeronave para lançar 18 toneladas de sementes da espécie nativa da Mata Atlântica em comunidades indígenas, assentamentos rurais e uma comunidade quilombola do Estado.

A ação integrou a 4ª Jornada da Natureza, iniciativa organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com órgãos públicos, universidades, instituições de pesquisa e entidades ambientais. Desde o início da parceria, em 2023, já foram lançadas 43 toneladas de sementes, com acompanhamento do desenvolvimento das plantas por meio de pesquisas conduzidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ações ocorreram em quatro municípios paranaenses

A programação começou na segunda-feira (1º), com o lançamento de duas toneladas de sementes na Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. No dia seguinte, a operação seguiu para a comunidade Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, onde foram dispersadas 10 toneladas de sementes.

Na quarta-feira (3), a aeronave da PRF lançou mais quatro toneladas na comunidade Herdeiros da Terra 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu. Já no sábado (6), a operação foi concluída na comunidade quilombola João Surá, em Adrianópolis, no Vale do Ribeira, com a dispersão de duas toneladas de sementes.

Parceria une órgãos públicos, universidades e movimento social

Segundo o superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira, a iniciativa reúne diferentes instituições em torno da recuperação ambiental e da preservação da Mata Atlântica.

“Desde 2023, já são mais de 30 toneladas de sementes lançadas em quatro edições consecutivas de uma parceria até então inédita, envolvendo uma instituição policial quase centenária, a PRF, com um importante movimento social brasileiro, o MST, além de universidades públicas e diversos outros órgãos federais. Todos unidos em defesa da restauração de áreas da Mata Atlântica e da preservação do meio ambiente”, destacou.

O superintendente também ressaltou a importância da utilização da aeronave em diferentes missões de interesse público.

“Para nós, da PRF, é uma honra participar, mais uma vez, desta mobilização exemplar, plantando árvores através do mesmo helicóptero que disponibilizamos para o serviço aeromédico na Grande Curitiba, diariamente salvando vidas de pessoas em situações de emergência, em outra cooperação de sucesso, com o Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Palmeira-juçara é espécie ameaçada de extinção

A semeadura aérea tem como objetivo acelerar a recuperação de áreas degradadas e ampliar a presença da palmeira-juçara, espécie nativa da Mata Atlântica que enfrenta risco de extinção. Além disso, a utilização da aeronave permite alcançar regiões de difícil acesso e ampliar a cobertura das ações de reflorestamento em um curto período.

A iniciativa também possui impacto social e econômico. Os frutos da palmeira-juçara são utilizados por famílias das comunidades participantes na produção de alimentos e derivados, contribuindo para a geração de renda e para o fortalecimento de atividades sustentáveis.

Além da recuperação ambiental, a ação busca fortalecer a conservação da biodiversidade e incentivar práticas de uso sustentável dos recursos naturais em comunidades rurais, indígenas e quilombolas do Paraná.