Projetos do Paraná são destaque nacional em Educação Integral

Paraná Integral

Duas iniciativas desenvolvidas pela rede estadual de ensino do Paraná foram selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar a relação de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O resultado preliminar foi divulgado em 13 de maio e reúne projetos de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de 1.008 municípios.

Entre as experiências escolhidas estão “Formação de Jovens Protagonistas: uma formação que transforma a realidade da comunidade escolar”, no eixo Territórios, Culturas e Saberes, e “Salas Temáticas no Programa Paraná Integral”, ambas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Ao todo, 60 experiências de municípios paranaenses também aparecem na seleção nacional. O resultado ainda é preliminar e pode sofrer alterações após a análise de eventuais recursos.

Projetos integrarão mapa nacional de boas práticas

Todas as iniciativas selecionadas passarão a compor o Mapa de Experiências Inspiradoras, que será lançado pelo MEC em novembro deste ano.

Além disso, os projetos serão reunidos em um caderno de narrativas pedagógicas que servirá de referência para redes de ensino de todo o país.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o reconhecimento reforça a qualidade das ações desenvolvidas no Paraná.

“É o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral além das fronteiras do nosso Estado. Temos uma equipe muito comprometida em aplicar práticas inovadoras para a Educação em Tempo Integral, proporcionando um ambiente escolar realmente transformador para os estudantes e suas famílias”, afirmou.

Salas temáticas promovem imersão no aprendizado

Uma das iniciativas selecionadas pelo MEC é o modelo de salas temáticas adotado pelo Programa Paraná Integral.

Nesse formato, os estudantes não permanecem em uma única sala durante todo o período de aulas. Em vez disso, circulam por ambientes preparados de acordo com cada componente curricular e proposta pedagógica.

Segundo a coordenadora da Educação em Tempo Integral da Seed-PR, Marytta Rennó, o sistema já está presente em mais de 60% das escolas estaduais que ofertam o programa.

Em média, a adaptação das unidades para esse modelo leva entre seis meses e um ano.

Ambientes são preparados para cada área do conhecimento

De acordo com Marytta, as salas temáticas vão além da decoração dos espaços e são estruturadas para favorecer a aprendizagem.

Os ambientes contam com materiais pedagógicos acessíveis, recursos específicos e organização adequada para cada disciplina.

Em muitos casos, componentes curriculares semelhantes são agrupados em um mesmo espaço, como matemática, educação financeira e empreendedorismo. O mesmo ocorre com disciplinas ligadas às ciências e práticas experimentais.

“Você via ali que, em um canto da sala, tinha artigos colados na parede, revista, jornal, livros de estudo daquele componente. O outro canto já era uma coisa mais lúdica. Então, era um ambiente realmente preparado para receber os estudantes em uma forma de imersão”, relatou a coordenadora.

Projeto forma jovens protagonistas nas escolas

A segunda experiência selecionada pelo MEC é a Formação de Jovens Protagonistas, iniciativa inspirada no programa Jovem Porta-Voz e desenvolvida em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura.

A proposta trabalha com a lógica de formação entre estudantes. Jovens que já passaram pelo processo tornam-se responsáveis por acolher e orientar novos alunos da rede estadual.

“Na primeira semana do ano letivo, quem tem responsabilidade de estar junto com os diretores para fazer o estudo de planejamento, aquele acolhimento, fazer algumas dinâmicas, é esse jovem, que é o jovem protagonista”, explicou Marytta.

Programa reúne mais de mil estudantes

A primeira edição da formação, realizada em 2022, contou com 86 participantes. Atualmente, o projeto reúne mais de mil estudantes na etapa online.

Neste ano, a quinta edição terá uma imersão presencial em Foz do Iguaçu com a participação de 910 pessoas.

A programação começa em 30 de junho e segue nos dias 1º e 2 de julho com oficinas e atividades voltadas ao desenvolvimento de liderança, autoconhecimento, identidade e participação estudantil.

O programa também incentiva o envolvimento dos jovens em grêmios estudantis, clubes e representações de turma.

Programa Paraná Integral cresce 500% em seis anos

O Programa Paraná Integral é uma iniciativa da Seed-PR voltada à ampliação da jornada escolar e ao desenvolvimento integral dos estudantes da rede estadual.

Atualmente, 485 escolas participam do programa, atendendo mais de 99 mil alunos em todo o Paraná.

O crescimento da modalidade foi expressivo nos últimos anos. Em 2020, a rede estadual contava com 82 escolas de Educação em Tempo Integral e cerca de 15 mil estudantes matriculados.

Com isso, o programa registrou uma expansão de aproximadamente 500% em seis anos.

Jornada ampliada inclui atividades e alimentação escolar

A Educação em Tempo Integral amplia o período de permanência dos estudantes na escola, com jornadas que variam entre 35 e 45 horas semanais.

Além dos conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos participam de atividades culturais, esportivas, socioemocionais e de unidades curriculares diversificadas.

O aumento do tempo de permanência também impacta a alimentação escolar. Os estudantes atendidos pelo programa recebem cinco refeições ao longo do dia, incluindo café da manhã, almoço e lanches nos intervalos.

Segundo a Secretaria da Educação, o modelo busca promover o desenvolvimento acadêmico e humano dos estudantes, fortalecendo a aprendizagem e ampliando as oportunidades de formação.