Municípios do Sudoeste fazem parte do Caixa d’Água Boa em 2022

Redação com AEN

Os municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida, Mangueirinha, Nova Esperança do Sudoeste, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste e Santa Izabel do Oeste, todos os Sudoeste, integram uma lista de 51 localidades paranaenses que firmaram convênio com a Sanepar e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) para a continuidade do programa Caixa d’Água Boa em 2022.

A assinatura foi na segunda-feira (28), no Palácio Iguaçu, com a presença do vice-governador, Darci Piana. Ao todo de acordo com o Estado, serão beneficiadas 1.500 famílias, tendo um investimento de R$ 3,93 milhões.

O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi vencedor, no ano passado, do prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global na área do setor público.

“É um programa extraordinário, de um alcance social incrível. Apoio social que é uma das grandes marcas do governo Ratinho Junior. Essa ação se soma a tantas outras, como as tarifas sociais de água e energia elétrica e o cartão Comida Boa, que ajuda a qualificar a alimentação dos paranaenses mais vulneráveis”, ressaltou Darci Piana.

Lançado em 2019, o programa é uma parceria entre Sanepar e a Sejuf para doação e instalação de caixas d’água em casas de paranaenses em situação de vulnerabilidade social e já atendeu 4 mil famílias em 143 municípios.

Para isso, foram feitas parcerias também com prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e empresas privadas. “Às vezes não temos noção de como esse programa ajuda a vida de uma família. É mais qualidade, água potável em casa, armazenada sem a necessidade de sair por aí com balde na mão. Isso se reflete em mais higiene, mais saúde, mais qualidade de vida”, comentou o vice-governador.

Parceria

De acordo com a proposta, a Sanepar disponibiliza uma caixa d’água de 500 litros e um kit de instalação. Já a Sejuf oferece subsídio financeiro de R$ 1 mil para viabilizar a instalação e também o treinamento de como fazê-la.

 “Queremos levar este projeto para o maior número possível de municípios. Ter água em casa é fundamental para a saúde, a higiene e a alimentação”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destacando que o Caixa d’Água Boa é uma das estratégias do Governo do Estado para combater a pobreza.

Diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile reforçou a importância do projeto e a parceria da companhia com os municípios. “A Sanepar tem uma importante função social e um compromisso com o governo e municípios de levar saúde para todo o Estado. Esse projeto consegue melhorar a vida das famílias e é muito importante para a Sanepar fazer parte dessa melhoria”, disse.

 “Vamos tornar esse projeto permanente para que possa chegar ao maior número de paranaenses possível”, completou.

“São famílias que realmente precisam, um recurso bem empregado, que reforça a sensibilidade deste governo”, acrescentou o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, na região Sudoeste, Givanildo Trumi, o Giva.

Público alvo

Para participar do Caixa d’Água Boa as famílias precisam atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; possuir renda de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social, conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Nossa Gente Paraná.

você pode gostar também
Deixe uma resposta