Saúde

Como higienizar os óculos contra o coronavírus?

Quem usa óculos de grau tem uma vantagem a mais na proteção contra o coronavírus. Aos profissionais da saúde, o acessório funciona como EPI (Equipamento de Proteção Individual), e se tornou item obrigatório, juntos com as máscaras N95, em todo tipo de atendimento.

Isso porque, como é transmitido via gotículas de saliva, a Covid-19 pode entrar pela mucosa ocular, além de pela boca e nariz. Dessa forma, os óculos impedem que o vírus chegue aos olhos, e também que fiquemos os tocando com as mãos.

Por isso, se você precisa de lentes para enxergar, o indicado neste período é que troque as de contato pelos óculos. 

Limpeza

Como qualquer outra superfície exposta, os óculos também precisam ser higienizados corretamente, conforme protocolos de saúde e levando em conta as especificidades do seu material de fabricação.  

A primeira dica é higienizar os óculos todas as vezes que for tirá-los ou colocá-los

com água corrente em temperatura ambiente. Não é indicado colocar os óculos em contato com água quente porque isso, nos óculos de grau, pode danificar o tratamento das lentes. Tente preservar também a armação, principalmente as de metal, que podem enferrujar se forem molhadas. 

Primeiro, lave as suas mãos. Depois, faça um enxague com água para tirar toda a poeira e impureza que pode causar danos. Só depois aplique o sabão, que deve ser neutro. Seu uso é essencial para eliminar as bactérias — e o coronavírus — alojados na sua superfície. Para isso, o aplique quando as lentes estiverem na água, enxaguando sempre muito bem. 

Depois de lavados, é preciso lembrar de secar em um pano limpo. Afinal, não adianta nada usar a camiseta que você vestiu o dia inteiro se o objetivo é a descontaminação.Use um lenço de microfibra (flanelinha) para não danificar a lente. 

Produtos específicos para óculos

Existem inúmeros produtos específicos para a limpeza dos óculos que, no caso de desengordurar e tirar manchas, substituem muito bem a água ou sabão. Aliás, é aconselhável até priorizá-los. Contudo, no caso da descontaminação do coronavírus, eles podem não funcionar. 

Alguns produtos indicados pelo protocolo de saúde contra o coronavírus não podem ser usados em lentes, e o álcool em gel e qualquer outro químico de limpeza estão nesta lista. Isso inclui alvejante, limpa-vidros, sabonetes e desengordurante. 

Tratamentos

Se você precisa trocar suas lentes, prefira as antirrisco e antirreflexo. Esse tipo de tratamento evita que as sujeiras se acumulem na lente e tornam mais fácil a higiene. Isso acontece porque funcionam como uma película protetora e fica mais difícil que as impurezas sejam absorvidas.

 

Clique para comentar
Para cima