Consultoria coletiva em amamentação vai levar informação sobre aleitamento

Muitas mulheres procuram uma consultora após o nascimento do bebê, quando já estão passando por alguma dificuldade com relação a amamentação. Sempre ressalto a importância da consultoria pré-natal, quando a gestante terá acesso a toda informação sobre o aleitamento antes do parto. Assim, quando chegar a hora do bebê mamar, já após o nascimento, terá maior segurança e mais conhecimento sobre o tema. Isso evitará possíveis intercorrências durante esse início do processo de amamentação.

O papel de uma consultora de amamentação vai do suporte via celular até passar algumas horas com a mamãe. Pensando no pós-parto, o primeiro atendimento pode ser já na maternidade, para dar apoio na hora dourada, que é super importante para o bebê. Esse momento promove vínculo, ajuda na regulação da temperatura pelo contato pele a pele, aproveita o pico de prolactina e o estado de alerta do recém-nascido, que após um tempo tende a entrar em estado de sonolência.

A amamentação é uma das fases mais importantes do pós-parto, mas é também a mais desafiadora para muitas mulheres. Alguns bebês não nascem sabendo mamar, eles irão aprender e se aperfeiçoar nesse processo. Portanto, amamentar não é instintivo, mas se tornará mais tranquilo se tiver o mínimo de conhecimento e preparo por parte da família. Sim, falo na família pois um dos temas abordados será o papel do pai na amamentação, e também a importância da rede de apoio.

Existem muitas posições para amamentar, mas todas elas têm, em comum, o alinhamento do corpinho do bebê, ou seja, a cabeça e corpinho na mesma linha. Na posição tradicional, o bebê deve estar voltado barriga com barriga com a mãe, que estará sentada com as costas apoiadas e pernas alinhadas, uma posição ereta e confortável para a dupla. O bebê irá abocanhar a maior parte da aréola para que a sucção seja efetiva e ele consiga extrair o leite da mama sem causar fissuras.

A maioria das intercorrências (fissuras, mastite, ductos obstruídos por exemplo) pode ser evitada se a pega e a posição estiverem corretas.

Outro fator muito importante é que ainda no hospital se peça para que o pediatra verifique se há alguma alteração de freio lingual, pois isso pode impactar na amamentação.

O uso de bicos artificiais é um grande inimigo nesse processo, podendo causar confusão de fluxo e até mesmo o desmame precoce. Enfatizando que é indicado amamentar até 2 anos de idade ou mais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

A consultora de amamentação irá orientar sobre todas as práticas, desde a pega correta até o manejo com as intercorrências que poderão surgir. Também fará um acompanhamento, se assim for necessário, até que a amamentação se estabeleça e a mamãe esteja segura com seu bebê sendo nutrido com o melhor alimento do mundo: o leite materno! Claro que existem casos que a fórmula é realmente necessária e salva vidas.

Consultoria de amamentação

Para as mamães interessadas, no próximo dia 9 de julho, às 9h, vamos realizar uma consultoria coletiva de amamentação no Studio Jana Basso, aqui em Pato Branco.

O encontro contará com teoria e prática e serão abordados temas como fisiologia, para o entendimento de como ocorre a produção de leite materno, dando mais confiança para a mulher que irá amamentar. Outros temas, como posições para amamentar e pega correta, possíveis problemas na amamentação e como identificar e proceder, também serão citados.

No encontro poderão comparecer gestantes e acompanhantes, mães e qualquer pessoa que se interesse pelo tema. Não deixe de participar!

Patricia Hirt é educadora física, doula e consultora em amamentação
você pode gostar também
Deixe uma resposta