UFFS tem 20 novos cursos aprovados pelo MEC em seis campi

UFFS tem 20 novos cursos aprovados pelo MEC em seis campi

Programa da Sesu prevê ingresso entre 2027 e 2029, com cursos em Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná

IFFS Campus Realeza
Campus da UFFS em Laranjeiras do Sul, um dos contemplados com novos cursos aprovados pelo MEC.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve 20 propostas de novos cursos aprovadas em iniciativa da Secretaria de Educação Superior (Sesu), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A ação é voltada à criação de novos cursos e à reformulação de graduações já existentes.

Os cursos aprovados são de diferentes áreas e contemplam os seis campi da UFFS, localizados nos três estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão é que os novos cursos ofereçam vagas nos próximos três anos, entre 2027 e 2029.

No Paraná, o campus Laranjeiras do Sul terá os cursos de Direito, com início em 2027, além de Psicologia e Ciência da Computação, ambos com início em 2028. Já o campus Realeza receberá os cursos de Biotecnologia, Direito e Psicologia, todos com previsão de início em 2028.

Novos cursos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O campus Chapecó, em Santa Catarina, concentra o maior número de novos cursos: Educação Inclusiva, com início em 2027; Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, com início em 2028; além de Relações Internacionais e Fisioterapia, previstos para 2029.

No Rio Grande do Sul, o campus Passo Fundo terá os cursos de Fonoaudiologia, com início em 2027, e Psicologia, com início em 2028. O campus Erechim receberá o Tecnólogo em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia da Computação, ambos com início em 2028. Já o campus Cerro Largo terá os cursos de Ciência da Computação, com início em 2027, além de Tecnologia em Processos Químicos e Letras: Português e Inglês, com início em 2028.

Reitor destaca vagas docentes conquistadas

O reitor da UFFS, João Alfredo Braida, comemorou a aprovação das propostas. Segundo ele, a universidade apresentou 24 propostas, das quais quatro foram aprovadas para implantação imediata, com ingresso em 2027, e outras 16 foram recomendadas para implantação em 2027 e 2028.

“Para esses quatro novos cursos, a UFFS receberá 37 vagas docentes, que se somam às 20 vagas recebidas por conta dos dois cursos aprovados na Fase 1, em 2025”, afirmou o reitor. Ele destacou ainda que, nas Fases 1 e 2, a universidade aprovou um curso em cada campus. “Para os 16 cursos recomendados para as Fases 3 e 4, foram pactuadas mais outras 130 vagas docentes”, completou.

Vice-reitora projeta mais de 800 novas vagas

A vice-reitora da UFFS, Sandra Pierozan, afirmou que o trabalho foi desenvolvido em conjunto pela Reitoria, pela Pró-Reitoria de Graduação e pelas direções dos campi, responsáveis por indicar os cursos propostos.

“Esse resultado é muito importante para a Universidade Federal da Fronteira Sul e nos coloca em uma posição de planejamento para os próximos anos, olhando para as necessidades da comunidade regional, dos campi e dos estudantes e também dos desafios atuais do país em razão das áreas”, disse Sandra.

A vice-reitora afirmou que a UFFS ampliará de forma significativa a oferta de vagas para quem busca o ensino superior. “Serão mais de 800 novas vagas, fortalecendo ainda mais o papel da universidade na formação de profissionais e no desenvolvimento da região da Fronteira Sul e na interiorização do próprio ensino superior. Essa contemplação neste edital marca um ciclo de expansão para a UFFS e, portanto, para toda a comunidade que irá se beneficiar desses novos cursos”, concluiu.


Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Noticias relacionadas

Siga-nos

Artigos

Últimas noticias

Câmbio & Bolsa

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Euro (EUR) Carregando...
Ibovespa Carregando...
Atualização --

Segurança

Assine nossa Newslletter