Eva Marchesi, e sua paixão como ofício diário

Apaixonada por fotografia desde a adolescência, a fotógrafa já registrou momentos especiais em vários lugares do mundo

Tão singulares, originais e elegantes como as imagens captadas pelas lentes da fotógrafa Eva Marchesi, assim também é esta mulher, mãe, amiga e profissional.
Basta poucos minutos de observação e conseguimos perceber que sua personalidade é baseada em princípios sólidos e grande paixão pela fotografia e pela família. “Sou uma pessoa que acredita no amor acima de tudo, na bondade para mudar as coisas, no conhecimento para transformar e na fé para continuar”, conta.
Eva Marchesi é filha mais velha de uma família com quatro irmãos formada pelo casal, Euracélia e Lirio Menegussi. Natural de Coronel Vivida, ela mora em Pato Branco há mais de 40 anos. Aqui se tornou mãe de dois filhos, Luiz Carlos e Heloisa Marchesi que lhes permitiram ser avó de duas lindas meninas, a Valentina e Lívia.

QUANDO TUDO COMEÇOU
A história de Eva na fotografia começou ainda na adolescência e ela conta que o amor só cresceu com o passar dos anos. “A fotografia chegou na minha vida como uma paixão, quando aos 13 anos pedi de presente de aniversário para meu pai e recebi a minha primeira máquina fotográfica”.
“Ela veio com um filme de 36 poses, que segundo meu pai deveria durar no mínimo 6 meses (risos), mal sabia ele que em 20 minutos eu já havia batido todas as poses”, conta Eva sorridente.
A fotógrafa conta que naquele momento, desde uma simples joaninha até as mais belas rosas do jardim da mãe tornaram-se em imagens rapidamente captadas. “Claro que demorou mais seis meses sem ganhar um novo filme”.
Deste dia em diante a paixão de Eva pela fotografia só aumentou e segundo ela, mesmo os momentos mais importantes e íntimos da sua família, foram registrados por ela mesma. “Sempre fui eu que tirei as fotografias da minha família, desde aniversários dos meus irmãos, até o registro que guardo com muito carinho da casa e do Corcel do meu pai”.
Levou um tempo para a paixão se tornar uma profissão e, neste período, Eva conta que trabalhou em diversos lugares, tendo adormecido por um tempo a ideia de trabalhar com fotografia. “Dos meus momentos de adolescente a fase adulta, eu cresci e fui trabalhar em um supermercado, depois casa lotérica, vendedora, e até em uma loja de armas trabalhei para a minha subsistência. Nesta época tive que deixar a fotografia um pouco de lado. Era como se tivesse esquecido de fato dela”, contou.

PAIXÃO REACENDIDA
Foi um fato marcante na vida de Eva que a colocou novamente em contato com a fotografia. “Após o nascimento do meu 1° filho meu interesse voltou, isso porque sempre registrei todos os momentos, desde aniversários, participações em festas, acompanhamento do seu crescimento, enfim, voltei a fotografar, mas ainda como hobby”, explica.
“Foi quando minha 2° filha já tinha uns 6 anos de idade, que a paixão falou mais alto e eu procurei ter mais dela na minha vida, e foi neste momento que comecei a trabalhar na Foto Cidade com o Rosalino Saggin”.
Eva conta que permaneceu na equipe até decidir empreender no segmento. “Eu comprei a Foto Imagem, depois passei a Imagem Eventos e Formaturas e assim trabalhei por 12 anos”.
Passado esse período, Eva se distanciou novamente da fotografia. “Eu decidi alçar novos rumos, comecei a estudar e me formei em Estética e Cosmetologia, mas senti que a felicidade estava na fotografia, então decidi retornar a profissão e assim permaneço até hoje”, destaca.

FOTOGRAFIA POR AMOR
Eva Marchesi faz questão de destacar que construiu, até o momento, uma história de 25 anos de profissão por puro amor.
Questionada sobre como vê a atividade profissional que desempenha, ela destaca que a fotografia tem o poder de parar o tempo. “Com uma imagem conseguimos eternizar muitos sentimentos, isso porque
ser fotógrafo não é apenas apertar o botão de uma máquina, é saber olhar”.
“Quando observamos com atenção e sensibilidade, percebemos que pode ser em um olhar, no poder de um sorriso, numa lágrima caindo em um momento de emoção, que muitas histórias são escritas”, observa.

CONEXÕES HUMANAS
Como mencionado, para Eva a fotografia tem a ver com sensibilidade e percepção. “Temos que reconhecer por trás de cada imagem tem uma linda história sendo contada”.
A mesma destaca que a fotografia também permitiu fazer fortes conexões de amizade e amor. “Minha profissão também me proporcionou muitas amizades verdadeiras. Posso dizer que hoje tenho famílias inteiras que fazem parte da minha vida. Elas entraram através da fotografia e a partir daí, criamos um relacionamento. São pessoas que me entregaram suas histórias para ser eternizadas em imagem, por gerações”, comenta.

CONHECENDO O MUNDO
Ao longo de 25 anos de fotografia, Eva também vivenciou momentos diferenciados e conseguiu também acumular uma significativa bagagem cultural. “A fotografia me levou a conhecer muitos países. Eu estive na França, Espanha, País Basco e, em breve, vou fotografar na Itália”, diz.
Para finalizar, Eva Marchesi avalia que além da família, que é motivo de grande felicidade, a profissão de fotógrafa é a grande responsável por muitos dos seus momentos de felicidade. “É inegável que a fotografia me proporcionou a maior parte das alegrias que tenho. Sou completamente apaixonada pelo que faço e sempre coloco o amor acima de tudo”, conclui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.