Maria Cristina Hamera, movida pelas causas socioeconômicas e voluntariado

A primeira mulher negra eleita vereadora de Pato Branco

Com uma história pautada na luta por causas socioeconômicas e forte atuação de voluntariado, Maria Cristina Hamera conquistou a simpatia e a confiança da comunidade pato-branquense, que no último pleito eleitoral a elegeu vereadora, sendo a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Legislativo Municipal.
Mulher simples, nascida em Ourinhos (SP), ela mudou para Pato Branco em fevereiro de 1999. “Gosto de dizer que sou uma pessoa de bem com a vida, que ama estar com as pessoas, sempre respeitando todas as raças, etnias, gêneros e credos religiosos”, diz.
Seus valores morais, éticos e religiosos são a base por toda vida. “Eu creio que neste mundo nada é por acaso, tudo tem um porquê para acontecer e que Deus dá a cada pessoa segundo seu merecimento e posso dizer que sou grata por todas as bênçãos de minha vida”.
A família também é um alicerce para Maria Cristina que é mãe de André Luiz Rodrigues Hamera, de 27 anos. “Devemos não apenas viver com base em nossos valores, mas também transmitir para as futuras gerações e é assim que gosto de agir”, diz.
Dedicada aos estudos e sempre em constante processo de aprendizado e evolução, a vereadora possui três graduações, sendo formada em Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física e Gestão Pública. Além disso, ela tem três especializações, sendo Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UFSC), Gestão Ambiental (UTFPR) e Gestão Pública em Municípios (IFPR).

DE PROFISSIONAL A REPRESENTANTE DO POVO
A trajetória de Cris Hamera, como gosta de ser chamada, teve passagens profissionais em diversas empresas, órgãos públicos e entidades de grande relevância para a comunidade local.
“Desempenhei diversas funções, tendo sido Bancária no antigo Banestado, professora do Ensino Fundamental e Médio, secretária Municipal de Assistência Social, gerente da Agência do Trabalhador (Sine), coordenadora do Programa de Autoemprego (PAE), presidente Lions Clube de Pato Branco, presidente do Grupo de Escoteiros do Jardim Primavera, Coordenadora da Invernada Juvenil do CTG Tarca Nativista, voluntária do Gama e da Abrace. Hoje estou aposentada de minhas atividades profissionais, dando total atenção a minha função de representante do povo pato-branquense, no cargo de vereadora”.
No Legislativo Municipal, Maria Cristina é autora de projetos importantes que se tornaram Leis, entre eles está a Lei nº 5.854 de 6 de dezembro de 2021 que determina o Auxílio Aluguel para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica; Lei nº 5.943 de 7 de julho de 2022 que estabelece a criação do Programa de Dignidade Menstrual; a Lei nº 5.940 de 7 de julho de 2022 que trata do Código Sinal Vermelho e a Lei nº 5.834 de 3 de novembro de 2021 – dispõe sobre o Sistema Cicloviário Municipal, entre outras assinadas em parceria com demais colegas vereadores.
Sempre atuante, Cris Hamera também é autora dos Projetos de Leis: Pomar Urbano, Central de Libras, Isenção de IPTU para pessoas portadoras de câncer e de Neoplasias, entre outros.
Incansável, a vereadora garante: “Meu desejo é continuar pensando Pato Branco, propondo ações e projetos que beneficiem e contribuam para o crescimento e desenvolvimento da nossa população, objetivando a melhoria da qualidade de vida”, diz.

REPRESENTAÇÃO FEMININA
Ainda em 2021, Cris Hamera foi a primeira a assumir a função de Procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores, voltando a desempenhar a função em 2023.
Enquanto Procuradora da Mulher, participou, de palestras sobre o empoderamento da mulher, prestou atendimento a diversos casos de violência doméstica, além de sempre colaborar com a divulgação nas ações de prevenção contra doenças, principalmente do câncer de mama e de colo de útero, além de incentivar e participar de ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A inclusão de Pato Branco, na Campanha Estadual do Socorro em Silêncio, também foi uma iniciativa da vereadora.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.