Foi no 20 de setembro

Entoado em todo o Rio Grande do Sul, o hino faz menção ao momento mais importante da história daquele estado “Como a aurora precursora/ Do farol da divindade/ Foi o 20 de Setembro/ O precursor da liberdade”, e que também marca a história do Brasil, a Revolução Farroupilha.

Também chamada de Guerra dos Farrapos, a revolta contra o governo imperial (durante o Período Regencial e seguindo ao período de Dom Pedro II) que se originou na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul se estendeu de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845.

Com o passar do tempo, a revolução que iniciou com a insatisfação dos estancieiros e charqueadores gaúchos com os impostos cobrados pelo Império, uma vez que o charque gaúcho recebia pesada taxa de imposto, enquanto que o alimento produzido no Uruguai e Argentina tinha taxas inferiores, passou a ter caráter separatista, e ainda influenciou em mobilizações em outras províncias brasileiras.

Além de ter sido responsável por uma grande ameaça à integridade nacional, a Guerra dos Farrapos ganhou visibilidade pelo seu tempo de duração (10 anos).

Enquanto os revolucionários eram chamados de farrapos, os soldados imperiais eram denominados de caramurus ou camelos.

Semana Farroupilha

Distante da história revolucionária do século XIX, a Semana Farroupilha, período que abrange o 20 de setembro, é tido pelos tradicionalistas e apreciadores da cultua gaúcha, o momento de recordar a tradição, com festejos que englobam desde o contato com os animais, sendo o principal o cavalo crioulo, como nas danças e jogos.

Em Pato Branco, os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) Carreteando a Saudade e Tarca Nativista buscam constantemente manter viva a cultura dos antepassados, principalmente motivos pela forte colonização rio-grandense do sul da região, que se acentuou na década de 1930.

Para este ano, o CTG Tarca Nativista se uniu ao grupo de Escoteiros Coroados e fará o Acampamento Escoteiro Farroupilha nos dias 17 e 18, sábado e domingo respectivamente.

A ação de integração acontece na sede do CTG, no bairro La Salle.

Por sua vez, o Carreteando a Saudade fará no dia 20 (terça-feira), integração de suas invernadas artísticas com escolas do município. Nestes momentos serão feitas apresentações de dança, declamação e chula.

Ainda na noite da terça-feira, uma Missa Crioula será celebrada no galpão no bairro Bonatto.

Já na quarta-feira (21), a sede campeira do CTG será palco de uma tertúlia, uma festividade que une música, trova e causos. 

Filmes

Filmes e minisséries relatam partes da Guerra dos Farrapos. Escolhemos algumas destas obras para o final de semana. Todos os filmes disponíveis no YouTube, enquanto que a minissérie* está no Globo Play.

– Anita e Garibaldi – de 2013 tem 1h38

– Netto e o domador de cavalos – de 2008 tem 1h35

– A Guerra dos Farrapos – tem 1h55

– A casa das sete mulheres*

você pode gostar também
Deixe uma resposta