Uma cor e tudo muda

Sabe quando a gente não aguentar mais olhar para a nossa sala, a cozinha, o quarto ou mesmo o escritório, mas não tem dinheiro para investir em uma reforma? Saiba que escolher uma nova cor para o ambiente pode mudar todo o clima daquele cômodo sem graça.

A arquiteta e urbanista Tamara Alff é fã das cores, e é dela essa dica de repensar o ambiente com pouco gasto. “As cores mudam todo o ambiente e podem dar sensações diversas dependendo de como você as aplica e da tonalidade”, explica. “Com pouco recurso, consegue-se um efeito muito diferente, por isso a pintura é um estudo muito interessante em uma reforma de baixo custo”, diz.

Conforme a arquiteta, para os quartos, ela indica tons mais suaves, como os pastéis. Já em ambientes de convívio social, como sala e cozinha, é possível utilizar tons vivos, assim como nos escritórios, mas aí ela indica um pouco mais de cuidado. “Posso dizer que no universo da arquitetura e decoração, tudo é possível diante do que você deseja trazer para aquele lugar. Se você quer um ambiente alegre e com muita energia, pode deixar de lado os tons pastéis, conhecidos por serem mais fáceis de serem usados. Pode-se trabalhar, por exemplo, um amarelo super aberto e solar, ou um vermelho ou azul intenso. Só é preciso cuidar dessa intensidade diante do que você quer que aquele ambiente transmita”, explica.

É preciso esclarecer que o cômodo não precisa ser pintado todo da mesma cor. É possível combinar cores contratantes, complementares, pintar apenas uma face do ambiente ou mesmo meia parede e até mesmo o teto: qualquer toque de cor vai trazer mais vida ao local.

Arte na parede

Tamara também acha positivo utilizar graffiti ou artes na parede. “Assim como a pintura, é um recurso mais artístico e incrível para transformar os ambientes. Tirar a arte do quadro ou do papel de parede para aplicar uma pintura artística direto na parede é algo divertido e alegre e, se essa for a intenção, tem tudo para dar certo”, comenta.

Quem gosta das paredes branquinhas pode utilizar cor no mobiliário. “Os móveis coloridos são uma possibilidade para levantar o ambiente. É muito indicado, inclusive, para as salas de espera”, acredita. A arquiteta lembra que hoje em dia é muito fácil encontrar mobília pronta com cores diferentes no mercado físico ou na internet”, indica.

Orçamento

Entre os maiores medos de quem quer reformar, mas não dispõe de muito dinheiro, está gastar mais do que poderia ou ter que deixar a obra pela metade.

Uma dica da arquiteta é que, mesmo que a reforma seja pequena, que se indique um orçamento aos profissionais para que eles desenvolvam as ideias em cima do valor que pode ser gasto. “Ter esse orçamento vai direcionar para que todos os produtos e serviços sejam de fato possíveis financeiramente para o que você deseja”. Outro ponto importante para não fugir do orçamento é contar com a ajuda de um arquiteto.

Tamara Alff é arquiteta e urbanista
você pode gostar também

Comentários estão fechados.