Francisco Beltrão passa a receber, a partir desta sexta-feira (8), a Carreta Tipologia 1 – Unidade Móvel de Exames por Imagem, do programa federal “Agora Tem Especialistas”.
A estrutura ficará instalada no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior durante 30 dias, ampliando o acesso da população a exames especializados na região Sudoeste do Paraná.
Unidade realizará até 60 exames por dia
Equipada para a realização de tomografias computadorizadas sem contraste, a carreta terá capacidade para realizar até 60 exames diários.
O objetivo da iniciativa é reduzir filas de espera, agilizar diagnósticos e acelerar o início de tratamentos para pacientes atendidos pela rede pública de saúde.
A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, que utiliza unidades móveis para descentralizar o acesso a serviços de média e alta complexidade em diferentes regiões do país.
Atendimento será regional
A estrutura atenderá pacientes dos 27 municípios que fazem parte da microrregião da 8ª Regional de Saúde do Paraná.
Com isso, Francisco Beltrão reforça seu papel como referência regional em saúde, concentrando atendimentos especializados para municípios do Sudoeste.
Leia também
Quem poderá realizar os exames
Os exames serão disponibilizados mediante encaminhamento pela rede pública de saúde.
Segundo a organização, terão prioridade pacientes que já aguardam na fila por exames de tomografia.
A estratégia busca ampliar a resolutividade do sistema de saúde e diminuir o tempo de espera para diagnósticos especializados.
Programa utiliza unidades itinerantes
A carreta faz parte de um conjunto de unidades móveis que percorrem diferentes regiões brasileiras para ampliar o acesso da população a exames e atendimentos especializados.
A expectativa é de que a iniciativa contribua para fortalecer o atendimento regional e oferecer mais agilidade aos serviços públicos de saúde.





