
Acontece neste domingo (29) a prova do concurso público para soldado da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O exame será aplicado em 12 cidades do estado: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
Ao todo, 23.491 candidatos se inscreveram para concorrer a 2 mil vagas oferecidas no edital, o que resulta em uma média de mais de 11 candidatos por vaga.
Horários e regras para a prova
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham impreterivelmente às 12h45. A orientação é chegar com 60 minutos de antecedência para evitar imprevistos. O exame está marcado para iniciar às 13h.
Para ter acesso à sala, o candidato deverá apresentar documento de identidade físico e original com foto, o cartão de convocação e portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
A prova — composta por parte objetiva e discursiva — terá duração total de 5 horas. É permitido deixar a sala somente após 3 horas do início. Para levar o caderno de questões, o candidato deverá permanecer no local por 4 horas e 30 minutos.
Orientações importantes para os candidatos
Segundo o 1º tenente Giulliano Augusto Tozetti, chefe da Seção de Concursos da PMPR, é fundamental que os candidatos conheçam previamente o trajeto até o local de prova. “O candidato pode se deslocar de carro, moto, bicicleta, transporte coletivo ou aplicativo e verificar qual será sua rota. Isso inclui calcular o tempo do trajeto e identificar pontos com possível trânsito. É preciso chegar com antecedência e fazer a prova com tranquilidade”, orientou.
Itens proibidos no dia da prova
Não serão aceitos documentos digitais ou cópias, mesmo que autenticadas. É terminantemente proibido portar qualquer aparelho eletrônico — como celular, relógio, calculadora ou fone de ouvido — mesmo desligados ou guardados em bolsas. Não haverá guarda-volumes nos locais de prova, e a simples posse desses objetos pode resultar na eliminação do candidato.
Também são vetados armas, bonés, chapéus e óculos escuros. Os candidatos poderão levar lanches de consumo rápido, como barras de cereal, desde que permaneçam à vista do fiscal.
Próximas etapas do concurso da PMPR
Após a fase de provas objetiva e discursiva, os aprovados ainda passarão por exame de capacidade física, avaliação psicológica, exame de sanidade física e investigação social — todas etapas de caráter eliminatório.
Ao término do concurso, os candidatos selecionados passarão por curso de formação e serão lotados na região escolhida na inscrição, podendo atuar em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa ou Cascavel.
A aplicação da prova está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Para mais informações sobre o edital e as etapas do certame, os candidatos devem acessar o site oficial da banca organizadora.
Comentários estão fechados.