O Sistema FAEP entregou nesta terça-feira (11) ao candidato ao governo do Paraná Sandro Alex (PSD) o Plano Diretor para o Agronegócio Paranaense 2027/30. O documento reúne mais de 360 propostas em nove eixos e será apresentado aos demais candidatos ao governo estadual.
A entrega foi feita pelo presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, na sede da entidade, em Curitiba. Também participaram do encontro Alexandre Curi, candidato ao Senado, e Márcio Nunes, candidato a deputado estadual.
Segundo o Sistema FAEP, a iniciativa tem caráter institucional e apartidário e não representa apoio a candidatos ou partidos. A proposta é fornecer subsídios para os planos de governo e colocar as demandas dos produtores rurais no debate eleitoral.
Plano reúne mais de 360 propostas
O Plano Diretor foi elaborado ao longo de maio, junho e julho, com participação de presidentes e diretores dos sindicatos rurais do Paraná. O documento também incorpora análises do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP.
As propostas estão organizadas em nove eixos temáticos e abrangem segurança rural, infraestrutura e logística, política agrícola, medidas econômicas, boas práticas agropecuárias, agricultura, pecuária e meio ambiente.
“Mantendo a tradição de mais de 20 anos, o Sistema FAEP desenvolveu este documento como subsídio à construção dos planos de governo dos candidatos”, afirmou Meneguette.
O presidente da entidade acrescentou que a participação dos sindicatos rurais permite incorporar demandas apresentadas por agricultores e pecuaristas de diferentes regiões do Estado.
Sandro Alex cita infraestrutura e sustentabilidade
Ao receber o plano, Sandro Alex afirmou que pretende trabalhar com diálogo na construção das políticas públicas para o setor agropecuário.
“Esse documento com propostas do setor agropecuário elaborado pelo Sistema FAEP vai ao encontro do plano que temos para o Paraná. Queremos trabalhar sempre com diálogo para construir as políticas públicas de forma coletiva”, afirmou.
O candidato também citou infraestrutura, portos, ferrovias e sustentabilidade entre as áreas consideradas necessárias para ampliar as condições de desenvolvimento do agronegócio paranaense.
Plano propõe energia a partir de dejetos
Entre as medidas apresentadas está a criação de um Programa Estadual de Aproveitamento Energético de Dejetos Agropecuários.
A proposta prevê incentivar cooperativas, associações e condomínios de produtores a implantar e operar de forma compartilhada sistemas de biodigestão e geração de energia.
O plano também sugere linhas de crédito destinadas a biodigestores e unidades de produção de biogás, biometano e biofertilizantes.
Internet rural está entre as prioridades
Outro eixo prevê ampliar a conectividade no campo, com a proposta de universalização da internet móvel e da banda larga nas áreas rurais do Paraná.
A prioridade indicada no documento são os principais corredores produtivos e polos agroindustriais. Também é sugerida a criação de um programa estadual de conectividade rural em parceria com operadoras, cooperativas e concessionárias de energia.
- Produtores do Paraná conhecem IA para gestão rural nos EUA
- Alimentos ficam 1,97% mais baratos no Paraná em julho
Agroindústrias também entram nas propostas
O Plano Diretor apresenta ainda medidas para fortalecer o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte, o Susaf-PR.
Entre as propostas estão incentivos aos municípios que implantarem o Serviço de Inspeção Municipal e aderirem ao sistema. O documento também sugere a estruturação de atendimento técnico-sanitário especializado para agroindústrias familiares e de pequeno porte.
Documento será entregue aos demais candidatos
O Sistema FAEP informou que o Plano Diretor será disponibilizado aos demais candidatos ao governo do Paraná. A entrega de propostas do setor durante eleições estaduais integra o calendário da entidade há mais de 20 anos.
“Como entidade apartidária, dialogamos com os Poderes Executivo e Legislativo para defender os interesses dos produtores rurais, independentemente de quem esteja ocupando esses espaços”, afirmou Meneguette.
A entidade também elaborou em 2026 um documento destinado aos candidatos ao governo federal. O primeiro a recebê-lo foi Ronaldo Caiado, durante visita à sede do Sistema FAEP em julho.





















