A Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou, na sexta-feira (18), a programação da Semana Nacional de Trânsito, organizada pelo Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran). Com o tema “Semana pela Vida: onde cada escolha protege alguém”, a campanha segue até 25 de setembro com vídeos diários e atividades educativas para prevenir acidentes.
Até o encerramento da mobilização, o Debetran publicará um novo vídeo por dia nos canais oficiais da Prefeitura. Os conteúdos também serão disponibilizados aos veículos de imprensa para ampliar a divulgação das orientações de segurança.
A programação inclui atividades do projeto Criança no Trânsito, o Desafio Intermodal em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e palestras em empresas. As ações são voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e trabalhadores do município.
Vídeos mostram atitudes que ajudam a prevenir acidentes
A série educativa aborda situações comuns no trânsito e apresenta cuidados que podem reduzir riscos nos deslocamentos diários.
Entre as orientações estão o uso do cinto de segurança, da cadeirinha infantil e do capacete. Os vídeos também tratam do uso de equipamentos de segurança na bicicleta, do respeito à sinalização e da atenção ao atravessar a rua.
Outro ponto da campanha é o alerta para que motoristas não utilizem o celular enquanto dirigem. O Debetran também destaca a necessidade de respeito entre os diferentes usuários das vias.
“Em Francisco Beltrão faremos a ‘Semana pela Vida’, com o tema ‘onde cada escolha protege alguém’. A série de vídeos quer mostrar que pequenas atitudes fazem a diferença, como usar o cinto, colocar a criança na cadeirinha ou segurar no pulso dela na faixa, ajustar o capacete, usar equipamentos na bicicleta, respeitar a sinalização e não usar o celular ao dirigir”, afirmou o diretor do Debetran, Ian Drehmer.
“O respeito mútuo entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas é o que garante vidas preservadas no final do dia”, acrescentou.
Crianças e trabalhadores participam das atividades
O projeto Criança no Trânsito integra a programação presencial da Semana Nacional de Trânsito em Francisco Beltrão. A iniciativa leva orientações ao público infantil sobre travessia segura na faixa de pedestres e cuidados durante o deslocamento pelas ruas.
As atividades do projeto estão previstas para os dias 18, 22 e 23 de setembro. Na terça-feira (22), a programação começa às 8h30. Na quarta-feira (23), as ações serão realizadas durante todo o dia.
A campanha também inclui palestras em empresas, com orientações aos trabalhadores sobre prevenção de acidentes, comportamento seguro e respeito entre os usuários das vias.
Na sexta-feira (25), último dia da mobilização, está prevista uma palestra para colaboradores da empresa Vitral, às 13h15.
Coronel Vivida recebe prêmio por metodologia na alfabetização
Comitiva do MPPR visita Clubes de Mães de Francisco Beltrão
Desafio Intermodal será realizado com a UTFPR
O Desafio Intermodal, organizado em parceria com a UTFPR, está marcado para terça-feira (22).
A atividade propõe analisar o deslocamento e a eficiência de diferentes meios de transporte em Francisco Beltrão. O desafio integra as ações presenciais da Semana Nacional de Trânsito.
No mesmo dia, o Debetran dará continuidade ao projeto Criança no Trânsito e publicará o quinto vídeo da série educativa.
Confira a programação da Semana Nacional de Trânsito
| Data | Atividade |
|---|---|
| 18/09, sexta-feira | Abertura oficial, primeiro vídeo educativo e projeto Criança no Trânsito, às 13h30 |
| 19/09, sábado | Publicação do segundo vídeo |
| 20/09, domingo | Publicação do terceiro vídeo |
| 21/09, segunda-feira | Publicação do quarto vídeo |
| 22/09, terça-feira | Desafio Intermodal com a UTFPR, Criança no Trânsito às 8h30 e quinto vídeo |
| 23/09, quarta-feira | Criança no Trânsito durante todo o dia e sexto vídeo |
| 24/09, quinta-feira | Publicação do sétimo vídeo |
| 25/09, sexta-feira | Palestra na empresa Vitral às 13h15 e publicação do oitavo vídeo |

Deixe um comentário