Gilberto Kassab aponta Ratinho Jr. como prioridade do PSD

O presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, declarou nesta quarta-feira (30) que, caso as eleições presidenciais ocorressem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não venceria o pleito de 2026. Além disso, Kassab destacou que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), deve ser a prioridade do partido para a disputa presidencial.

Ratinho Jr. como principal aposta do PSD

Durante sua participação no painel da Latin America Investment Conference, evento promovido pelo UBS e UBS BB no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, Kassab reforçou a importância de criar uma alternativa política de centro para 2026.

“Os partidos de centro estão criando uma alternativa para 2026”, afirmou o líder do PSD, reforçando a necessidade de novas opções no cenário eleitoral.

A possível candidatura de Ratinho Jr. já foi mencionada anteriormente pelo próprio Kassab. De acordo com informações da CNN Brasil, há expectativa de que o governador do Paraná anuncie sua pré-candidatura à presidência ainda em abril. Como Ratinho Jr. está em seu segundo mandato no Paraná e não pode concorrer novamente ao governo estadual, sua ascensão ao cenário nacional se torna uma possibilidade concreta. No entanto, interlocutores indicam que o governador ainda aguarda um aval oficial do presidente do PSD.

Lula em desvantagem eleitoral, segundo Kassab

Em sua análise sobre a viabilidade da reeleição de Lula em 2026, Kassab destacou que o atual presidente enfrentaria dificuldades inéditas, especialmente no Nordeste, região historicamente favorável ao PT.

“Hoje (a reeleição) não é fácil. Em quase 23 anos, desde que Lula se elegeu, o PT nunca teve uma queda de popularidade no Nordeste. Se fosse hoje, ele estaria na campanha, mas não na posição de favorito, e sim de derrotado”, avaliou.

Outros nomes cotados para 2026

Além de Ratinho Jr., Kassab mencionou outros políticos que podem se destacar na próxima eleição presidencial. Entre os citados, estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). No entanto, segundo o presidente do PSD, Tarcísio deve priorizar sua reeleição no estado paulista, enquanto Leite, que também está em seu segundo mandato, segue como uma possibilidade viável na disputa nacional.

Críticas à condução econômica do governo

Kassab também expressou preocupação com o cenário econômico brasileiro, direcionando críticas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Para ele, a falta de articulação política do ministro compromete a gestão econômica do país.

“Não vejo articulação para reverter a piora no cenário. Não vejo hoje nenhuma marca positiva, como tiveram Fernando Henrique Cardoso e Lula em seus primeiros mandatos”, criticou. Ele também apontou que Haddad apresenta propostas e convicções, mas tem dificuldades para implementá-las devido à falta de influência dentro do governo. “Um ministro da Economia fraco não é um bom indicativo”, concluiu.

Leia também

Novos nomes na política

Ao se dirigir ao mercado financeiro, Kassab recomendou atenção a uma nova geração de políticos que podem ganhar destaque nos próximos anos. Entre eles, citou:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) – governador de São Paulo;
  • Ratinho Jr. (PSD) – governador do Paraná;
  • Eduardo Leite (PSDB) – governador do Rio Grande do Sul;
  • João Campos (PSB) – prefeito de Recife;
  • Topazio Neto (PSD) – prefeito de Florianópolis;
  • Fuad Noman (PSD) – prefeito de Belo Horizonte.

Com um cenário político cada vez mais dinâmico, as movimentações para as eleições de 2026 começam a se intensificar. A possível candidatura de Ratinho Jr. representa uma nova alternativa de centro-direita.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.