Paraná distribui uniformes para 80 mil alunos de tempo integral

O Governo do Paraná iniciou nesta quinta-feira (3) a entrega dos primeiros uniformes escolares destinados a 80 mil estudantes do programa Paraná Integral, que oferece ensino em tempo integral em 412 escolas da rede estadual. A primeira entrega ocorreu no Colégio Estadual Geraldina da Mota, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, beneficiando 218 alunos.

Cada estudante receberá um kit com 10 peças: três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma bermuda, duas calças de agasalho, uma jaqueta e uma blusa de moletom. A distribuição dos 80 mil kits está prevista para ocorrer até o mês de agosto, com investimento superior a R$ 27 milhões.

“Hoje é um dia histórico para a educação do Paraná. São 80 mil estudantes beneficiados por mais esta política pública. Este é um programa de Estado, o que significa que, independentemente do governo, esses kits chegarão a todos os alunos da Educação em Tempo Integral. Estou muito feliz em poder oferecer isso aos nossos alunos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Para Marytta Renn, coordenadora da Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o uniforme fortalece o sentimento de pertencimento dos alunos. “Eles precisam se sentir parte daquele lugar, de um grupo. O uniforme identifica, traz segurança para os pais e também representa economia”, explicou.

A entrega foi comemorada por pais e alunos. “As peças são muito bonitas e de boa qualidade. Sem falar da economia que vamos ter lá em casa com o uso dos uniformes”, destacou Diana de Fátima Melniski, mãe de um estudante e servidora do Colégio Geraldina da Mota.

Letícia Nicole Padilha da Silva, aluna do 8º ano, também celebrou a novidade. “Meus pais gastavam bastante comprando uniformes, ainda mais porque eu e meu irmão estudamos aqui. Ganhar tantas peças juntas é muito bacana.”

A diretora do colégio, Tatiana Luciana Santos Hassi, reforçou os benefícios para as famílias. “Os pais estão muito felizes. O uniforme promove igualdade entre os alunos e garante que eles estarão bem assistidos com roupas durante o ano todo.”

PARANÁ INTEGRAL – O programa Paraná Integral busca oferecer uma educação mais abrangente em 412 escolas estaduais. Enquanto no ensino regular os alunos têm cinco aulas diárias (25 horas semanais no Ensino Fundamental) ou seis aulas diárias (30 horas semanais no Ensino Médio), na modalidade integral são nove horas diárias e 45 horas semanais.

As aulas têm duração de 50 minutos, com cinco refeições diárias garantidas: café da manhã, almoço de uma hora, dois lanches em intervalos de 15 minutos e um lanche na saída.

“A ideia central do ensino integral é proporcionar uma experiência educacional mais ampla, que desenvolva não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades sociais, emocionais e práticas. Os ganhos são para toda a população: os estudantes, que passam o dia todo na escola, e os pais, que podem trabalhar tranquilos sabendo que seus filhos estão em segurança”, ressaltou Miranda.

O programa foi fortalecido com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023, que instituiu políticas públicas para a educação em tempo integral, disciplinando a carga horária dos docentes, os conteúdos curriculares e a atuação na educação especial.

Em quatro anos, o número de escolas com educação integral no Paraná mais que triplicou: de 73 unidades em 2019 para 92 em 2021 e, agora, 412 instituições oferecendo essa modalidade de ensino.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.