Paraná registra mínima de 0,2°C e pode ter geada até sexta-feira

O Paraná amanheceu nesta quarta-feira (11) com temperaturas variando entre 0°C e 13°C, ainda sob a influência de uma massa de ar polar. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio permanece intenso na quinta-feira (12), e há previsão de geada fraca a moderada em diversas regiões do Estado. Com a aproximação de uma nova frente fria no fim de semana, o tempo muda e as chuvas retornam entre sábado (14) e domingo (15), com expectativa de elevação nas temperaturas.

De acordo com o Simepar, as mínimas na terça-feira (10) foram registradas em Palotina (4,0°C) e Palmas (4,7°C). Já nesta quarta, algumas cidades atingiram as menores temperaturas do ano. Palmas (Centro) marcou 0,2°C, a segunda mais baixa de 2025 até agora. Também houve frio intenso em Francisco Beltrão (1,7°C), Irati (2,7°C), Lapa (2,7°C) e Pato Branco (4,9°C). A menor temperatura do ano no Estado foi de -0,3°C, registrada no distrito de Horizonte, em Palmas, no dia 30 de maio.

Nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina, houve ocorrência de geada. A presença de nevoeiro em outras localidades reduziu a incidência do fenômeno, mas a previsão para quinta-feira inclui possibilidade de geada fraca a moderada em áreas do Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste e Campos Gerais, especialmente onde houver menos vento e baixa cobertura de nuvens.

As projeções fazem parte do Alerta Geada, sistema desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com o Simepar desde 1995, que disponibiliza mapas e atualizações diárias sobre o risco de geadas no Estado, com antecedência de 24 a 48 horas. O mapa atualizado pode ser acessado na página inicial do Simepar.

Chuva e mudança no tempo a partir do fim de semana

A frente fria que se aproxima deve provocar chuvas em praticamente todas as regiões do Paraná, especialmente no domingo (15). Entretanto, conforme explica a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, não haverá queda acentuada nas temperaturas com essa mudança climática.

“Neste fim de semana, apesar da passagem da frente fria que ocasionará chuva em todo o Estado, não se espera um resfriamento significativo. A massa de ar frio ficará mais restrita a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e antes mesmo de atingir o Paraná, na segunda-feira uma nova incursão de ar quente e úmido impossibilitará que a massa de ar mais frio se estabeleça sobre o território paranaense”, detalha Júlia.

Segundo o Simepar, a chuva inicia no sábado (14) pelo Oeste e avança gradualmente para o Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul. No domingo (15), a instabilidade atinge também o Leste do Estado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.