O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece com ampla vantagem sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, conforme aponta levantamento do Instituto Futura, divulgado nesta quarta-feira (25).
Segundo a pesquisa, Ratinho Junior registra 72,2% das intenções de voto, contra 17,4% de Lula entre os eleitores paranaenses. A diferença entre os dois candidatos cresceu em comparação com a sondagem anterior, realizada em março, quando o governador marcava 67,6% e o presidente, 21%.
Simulações de primeiro turno também mostram liderança de Ratinho
No cenário de primeiro turno, Ratinho Junior também lidera com folga. Em uma das simulações, o governador aparece com 51,9% das intenções de voto, seguido por Lula, com 16,9%, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 16%, e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 1,4%.
Em outra projeção, que substitui Tarcísio por Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Junior tem 44,1%, enquanto a ex-primeira-dama marca 28,9%. Lula pontua 17,3% e Caiado, 2,5%.
Ratinho supera nomes da direita e também vence contra Alckmin
A pesquisa também testou cenários em que Lula é substituído pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Mesmo em disputas com nomes fortes da direita, Ratinho Junior mantém a liderança:
- Contra Jair Bolsonaro, com Alckmin como adversário da esquerda, Ratinho aparece com 41,6%, contra 37,8% do ex-presidente.
- Contra Michelle Bolsonaro, o governador lidera por 49,8% a 27,7%.
- Já contra Tarcísio de Freitas, a vantagem se amplia para 57,9% a 17,8%.
Metodologia da pesquisa
O levantamento do Instituto Futura foi realizado entre os dias 20 e 27 de maio de 2025, por meio de entrevistas telefônicas com 800 eleitores do Paraná com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa reforça o posicionamento de Ratinho Junior como um dos nomes mais fortes no cenário eleitoral paranaense e potencial candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.
Comentários estão fechados.