A cidade de Salto do Lontra, no Sudoeste do Paraná, realizou na tarde desta quinta-feira (12), no Centro de Eventos, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo autoridades, lideranças locais e dezenas de idosos. O tema deste ano foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, em alinhamento com as diretrizes nacionais de promoção e garantia de direitos para a população idosa.
A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O evento teve início com o credenciamento dos participantes e uma apresentação cultural das integrantes do grupo de musicoterapia, coordenadas por Maria da Silva.
Na abertura oficial, foi formada a frente de honra composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do conselho e demais autoridades. Em seguida, a mestre em História e doutoranda em Educação, Cleucimara Molon Jubeli, ministrou a palestra central, abordando os desafios e a importância da equidade e participação social no envelhecimento.
Após a palestra, os participantes se dividiram em oficinas temáticas, nas quais debateram propostas voltadas à ampliação e qualificação das políticas públicas para a pessoa idosa. As sugestões foram debatidas e aprovadas em plenária, e ao final foi eleito o delegado que representará Salto do Lontra na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
A conferência contou com a presença da vice-prefeita Ana Claudia Madruga, que representou a Administração Municipal, e do prefeito Fernando Cadore. Também participaram a secretária de Governo Geovana Techio Lopes Belica, a secretária de Assistência Social e Cidadania Márcia Franz, o presidente da Câmara de Vereadores Marcos Ravanelli, o vereador Joel Piekler, além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Tânia Santi.
Estiveram presentes ainda os grupos de idosos Renascer, Paraíso da Terceira Idade, grupo de Musicoterapia, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS, representantes de entidades locais e demais membros da comunidade.
A secretária Márcia Franz avaliou positivamente o encontro.
“A 5ª Conferência foi muito importante e, acima de tudo, proveitosa. Tivemos momentos de discussão, troca de experiências e construção coletiva. Foi uma tarde de muito trabalho para avançarmos na melhoria das políticas públicas voltadas à pessoa idosa”, afirmou.
“Agradecemos a todos que estiveram presentes, contribuindo com ideias, sugestões e participando deste momento tão especial”, completou.
O evento foi encerrado com um coffee break de confraternização entre os participantes.
Comentários estão fechados.