Aires Afonso Forselini: Breve história

Reside há 62 anos em Pato Branco, procedente de Erechim-Rs. Casado com Nair Almeida Forselini, sua companheira de todas as lutas, são pais dos advogados Fábio e Yuri John Forselini. Estudou em colégios de Irmãos Maristas e no IBRB, em Erechim. Contabilidade em Pato Branco, Pós-Graduação em Auditoria e Análise de Balanços pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e o curso Direito na Universidade de Passo Fundo e o curso Direito na Universidade de Passo Fundo, onde obteve o honroso 1º lugar no vestibular de 1.971.

Articulista de diversos jornais e revistas, foi fundador do PTB, partido que presidiu por muitos anos. Criou e apresentou diversos programas de rádio, inclusive o “Resgate da História de Pato Branco” e comentarista na TV Sudoeste.

Instrutor do CEAG, SESI e SENAC. Lecionou na Escola Técnica de Pato Branco e FUNESP – Fundação de Ensino Superior de Pato Branco e, por quatro anos foi seu diretor, tendo implantado os Curso de Letras, Matemática e Ciências da Computação. O curso de Agronomia, devidamente licenciado, funcionou no ano seguinte à sua saída.

No seu mandato, com a ajuda inestimável do então prefeito Astério Rigon, foram construídos cinco blocos, ali incluído o teatro e as passarelas interligando os blocos, tendo ficado em construção o CEFET, hoje UTFPR. Fundador da Associação Comercial de Pato Branco e seu segundo presidente e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná. Em sua gestão à frente da ACIPB, logrou-se a instalação da Caixa Econômica Federal; da agência do INSS e a instalação do Instituto de Identificação do Paraná, conquistas da Entidade.

Atuou na transformação da Associação Rural em Sindicato Rural de Pato Branco. Elaborou os Estatutos dos Sindicatos do Comércio Varejista; da Indústria Metal Mecânica e dos Condutores de Veículos Automotores. Elaborou os Estatutos Sociais do IRDES – Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social; da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Pato Branco e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Pesquisa – IDTEP.

Após integrar delegação brasileira do SEBRAE Nacional a Buenos Aires, com a missão de conhecer a Garantizar – Sociedade Garantidora de Crédito às PYMES (pequenas e médias empresas), de nível nacional, e os bancos de La Nación e da Ciudad de Buenos Aires, apoiadores do programa, elaborou o Estatuto da Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná SGC SUDOESTE PARANÁ, com sede em Francisco Beltrão e abrangência regional, uma das primeiras do Brasil.

Por sua participação na missão à Argentina foi agraciado pelo SEBRAE Nacional com pequeno mapa do Brasil, cravejado com pedras semipreciosas, que guarda com carinho. Convidado também pelo SEBRAE Nacional palestrou em seminário para 2.500 prefeitos e outras autoridades, em Brasília, tendo como tema a inserção do Simples Nacional nos Códigos Tributários Municipais. Foi o 8º presidente do Clube Pinheiros. Como advogado de empresas, advogou em oito estados brasileiros, na Argentina, Paraguai e em Cuba junto ao governo de Fidel Castro, ali na formação de “joint venture” Cuba/Brasil.

Autor da reforma do Código Tributário Municipal, em vigor até hoje e, mais tarde, de dezenas de Códigos e as Leis Gerais das MPEs de todos os municípios da região. Confeccionou, dentre outras, a Lei das Calçadas, a Lei de Coleta de Lixo e, a mais importante, com o apoio e inestimável trabalho do muito competente arquiteto Ciro Cagliari Júnior, então diretor do IPPUB, a Lei do Plano Diretor do Município de Pato Branco, em vigor e hoje sendo revisada.

Conheceu mais de vinte países. Dedica-se hoje à implantação de loteamentos e à construção civil. Visionário, apostou desde cedo em Pato Branco e sua gente e despendeu os melhores esforços no sentido de contribuir para o seu crescimento. Gosta de lembrar uma frase proferida pelo professor e renomado jornalista Alceo Rizzi, que um dia lhe disse “que nós viemos a Pato Branco para ganhar a vida, e construímos uma grande cidade”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.