Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos: união na luta por direitos e mais qualidade de vida

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pato Branco possui uma história de 34 anos, de muito trabalho e grande representatividade, que resultaram em conquistas e inúmeros benefícios aos associados.

Esta caminhada iniciou em 1987, quando Antônio de Fraga, fundou a associação e em agosto do mesmo ano, a entidade se tornou Sindicato, elegendo uma nova diretoria, sob a presidência de Valdecir Stella. Mas, foi somente em 15 de setembro de 1988, que o Sindicato foi registrado no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. 

Desde a sua fundação, o Sindicato teve quatro presidentes, sendo, além dos dois já mencionados, Reinaldo Matuczak e Ari Martins da Silva Pinto. Este último é o presidente atual da entidade por cinco mandatos consecutivos, totalizando 25 anos de serviços prestados.

Conquista da nova sede

O atual presidente Ari lembra que a primeira sede do Sindicato foi na rua Ararigboia, esquina com Tocantins, porém, logo passou a atender seus associados no prédio da Grazziotin. “Neste período, pagávamos aluguel para utilizar o imóvel, e foi então que a nossa diretoria (atual) começou a dedicar esforços para realizar o sonho de uma sede própria”.

Esta conquista aconteceu em 2004, quando a entidade adquiriu uma estrutura física, localizada na avenida Tupy, 4129, bairro Cristo Rei. “Com o passar do tempo, trabalhamos para viabilizar a construção de uma nova estrutura física, mais ampla e mais adequada, para atender às atividades do Sindicato e dos sindicalizados”, afirma.

A nova sede foi inaugurada em 2016 e está localizada ao lado da antiga estrutura, na rua Fiorelo Zandoná, 997, em Pato Branco. Mas a atuação do Sindicato ultrapassa os limites do município, estendendo  a toda a região Sudoeste, chegando aos 42 municípios. “Os sindicalizados são atendidos na sede de Pato Branco e também nas sub-sedes de Francisco Beltrão e Coronel Vivida e nas unidades de atendimento de Dois Vizinhos e Palmas”.

Com mais de 500 atendimentos mensais, o Sindicato atua com uma equipe de 15 profissionais. “Essa foi uma das melhorias que precisamos providenciar ao longo do tempo. O aumento do quadro de funcionários nos permitiu ampliar também a quantidade de ações e vantagens ofertadas”, relembra Ari.

Vantagens para os sindicalizados

Com o lema: “representar a classe trabalhadora defendendo os seus direitos e proporcionando melhor qualidade de vida”, a entidade oferece inúmeros benefícios aos sindicalizados.

Segundo o presidente Ari, o objetivo é de atuar além das funções essenciais que são de fiscalizar as irregularidades das empresas; defender e informar os direitos dos trabalhadores; lutar por melhoria e condições de trabalho; lutar por melhoria na Saúde e Segurança do Trabalho, além de negociar melhores salário e benefícios aos trabalhadores. “Enquanto sindicato, podemos e nos dedicamos também a melhorar a qualidade de vida das pessoas que lutam diariamente ao nosso lado”.

O acesso facilitado ao atendimento médico também é uma realidade. “Outro ponto positivo, está relacionado ao fato das consultas serem realizadas em nossa estrutura física, bastando o associado apenas entrar em contato e fazer o seu agendamento”, explica o presidente.

Além disso, é ofertado serviços de fisioterapia, pilates, estética corporal e facial, e tratamento odontológico básico com dois dentistas disponíveis para o atendimento. “Um convênio com a Ótica Rotta dos Óculos nos permite ofertar o acesso a produtos com valores diferenciados”, salienta Ari.

Outro benefício complementar aos de saúde é a Farmácia do Trabalhador, que oferece a possibilidade de compra de medicamentos e itens de perfumaria a preço de custo para os associados. Além das vantagens nesta área, o Sindicato dispõe de vale-gás, que pode ser adquirido mensalmente pelo associado com valores diferenciados, além de cursos de inglês (básico e intermediário) e um amplo salão de festas climatizado para locação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.