Zeca Dirceu intensifica campanha pelo comando do PT Paraná

A menos de uma semana do primeiro turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores, marcado para domingo (6), o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) intensifica sua campanha para a presidência do Diretório Estadual do PT Paraná com encontros regionais e reuniões virtuais com militantes e apoiadores.

Na noite de terça-feira (1º), o parlamentar realizou uma reunião em Pato Branco com membros do partido, reforçando sua proposta de renovar a direção estadual e fortalecer a militância de base. Ainda na mesma noite, promoveu uma reunião virtual com apoiadores de todo o estado, contando com a participação do ex-ministro José Dirceu, ícone nacional do PT e principal cabo eleitoral do filho nesta disputa interna.

Zeca Dirceu cumpre agenda intensa desde o início da semana. Após a reunião de Pato Branco, participou da inauguração de uma escola em Honório Serpa e se reuniu com lideranças petistas em Francisco Beltrão. Nesta quarta-feira (2), encontrou-se com representantes da região de Maringá, em Paiçandu, e nos próximos dias segue para Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, acompanhado de José Dirceu. O deputado deve votar no domingo na sede estadual do PT na capital.

A campanha, batizada de “PT Mais Perto de Você”, aposta em resgatar a participação direta da militância nas decisões partidárias e reforçar a mobilização para as eleições de 2026, com o objetivo de ampliar a base de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A liderança de José Dirceu busca impulsionar ainda mais o nome de Zeca, que tenta virar a página dos resultados eleitorais adversos que o partido teve no Paraná nos últimos anos.

Em seus discursos, Zeca Dirceu tem destacado a necessidade de um comando estadual mais popular e conectado com as bases municipais. Defende alianças amplas e o fortalecimento do diálogo interno para construir um programa que recupere a autoestima da militância. Entre as críticas, aponta erros como o distanciamento de segmentos sociais tradicionais do partido, além de uma estrutura que, segundo ele, se tornou pouco permeável às demandas regionais.

O ex-ministro José Dirceu, que também cumpre agenda no Paraná nesta reta final, relembra que foi em sua gestão como presidente nacional do partido que o PT instituiu o atual modelo de eleições diretas para escolha das direções municipal, estadual e nacional, por voto direto de cada filiado. Destaca o papel estratégico das novas direções na organização do partido para as eleições municipais de 2026, tanto nas disputas majoritárias quanto nas proporcionais.

A eleição interna no estado será marcada por uma disputa intensa. Zeca Dirceu enfrenta o deputado estadual Arilson Chiorato, candidato à reeleição, que conta com apoios de peso, como o de parlamentares petistas e da ministra Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido. A campanha de Zeca reconhece essa “balança desigual” de forças, mas aposta no diálogo direto com a militância e na mobilização das bases para conquistar votos suficientes no PED.

A principal agenda de trabalho defendida por Zeca Dirceu para o comando do PT Paraná inclui a reorganização partidária, fortalecimento das direções municipais, construção de chapas competitivas para as eleições de 2026 e a reconstrução de alianças políticas em um estado historicamente mais conservador. Para ele, recuperar o protagonismo do PT no Paraná passa por ampliar a participação popular, aproximar o partido dos movimentos sociais e atualizar seu programa às demandas regionais, revertendo os resultados ruins das últimas eleições municipais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.