AGORA

Curitiba inaugura Praça de Barcelona com mirante

O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin, inaugurou, neste sábado (25), a Praça de Barcelona, um novo espaço de lazer e contemplação com vista privilegiada para a Serra do Mar. Localizada na rotatória da Rua Jacarezinho, no bairro Vista Alegre, a praça é uma homenagem à cidade de Barcelona, na Espanha.

Prefeito destaca praça como símbolo de renovação e pertencimento

Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância da praça como símbolo de renovação e pertencimento.

“Esta praça vem para transformar um espaço que antes estava deteriorado em um novo ponto de encontro, lazer e turismo. Há dois anos, em Barcelona, Curitiba foi reconhecida como a cidade mais inteligente do mundo por suas ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Esta homenagem celebra esse reconhecimento e reforça o nosso compromisso com uma cidade cada vez mais acolhedora e inovadora”, afirmou o prefeito.

Curitiba recebeu prêmio World Smart City Awards em 2023

Foi em Barcelona que Curitiba recebeu, em 2023, o principal prêmio do World Smart City Awards, na categoria “Cidades”, pelas políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligente promovidos pela Prefeitura, voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental. A praça recebeu um monumento especial, uma réplica ampliada da estatueta do prêmio recebido na ocasião.

Praça de 2.600 m² abriga mirante e araucária preservada

Com 2.600 m², a Praça de Barcelona abriga um mirante construído em estrutura metálica semelhante ao da Ópera de Arame, aproveitando a topografia natural do terreno. O local conta, ainda, com bancos voltados para a paisagem da Serra do Mar e uma imponente araucária preservada, que se tornou símbolo do projeto. A concepção arquitetônica é de Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Curitiba agora tem 1.164 praças

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, comemorou o novo espaço entregue à cidade, que agora tem 1.164 praças.

“Curitiba é a cidade de todos os povos e o lugar de encontro dos povos são as praças. Hoje, além da entrega desse lindo espaço, também comemoramos o plantio da árvore número 130 mil”, disse Marilza.

O Prefeito Eduardo Pimentel fez o plantio da árvore de número 130 mil da cidade acompanhado da dona Rosarita Drischel, de 88 anos. Foi o pai dela que há 80 anos plantou a araucária que fica na Praça de Barcelona.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, destacou que a nova praça fica na linha do horizonte da Serra, e o fato da praça ter um monumento em alusão ao prêmio recebido por Curitiba em Barcelona, em 2023.

“Temos a praça com uma escultura que é uma réplica do troféu conferido à cidade mais inteligente do mundo para que ninguém se esqueça de quanto Curitiba foi prestigiada aos olhos do mundo”, afirmou Greca.

praça barcelona

Embaixadora da Espanha participa da inauguração

A embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, veio de Brasília para a inauguração e ressaltou a importância dos nomes das ruas e praças.

“Ter essa praça nomeada Barcelona é um reconhecimento da estreita relação da cidade de Curitiba com a Espanha”, disse.

Autoridades e visitantes puderam acompanhar apresentações do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná e na sequência o descerramento da placa que está junto à Escultura Prêmio World Smart City Awards.

População aprova novo espaço de lazer e turismo

No dia da inauguração, a população já começou a prestigiar o novo espaço, que promete se tornar um dos principais cartões-postais de Curitiba.

O consultor de informática, Luiz Gustavo Oliveira Pinheiro dos Santos, mora no Pilarzinho há mais de 20 anos e elogiou a Prefeitura por ter concluído a Praça em um curto espaço de tempo.

“Como cidadão a gente fica bem contente. Por isso fiz questão de trazer toda a minha família para conhecer esse espaço que ficou muito bonito”, comenta Luiz.

A corretora de imóveis, Vanessa Maria da Conceição, estava com o marido e a filha apreciando a paisagem da Praça de Barcelona. Eles vieram do bairro Pinheirinho para conhecer o novo ponto turístico da cidade.

“Até pela minha profissão, gosto de conhecer as novidades em cada região da cidade. Fizemos questão de prestigiar esse novo espaço e apreciar toda essa natureza tão linda”, diz a corretora.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *