AGORA

Paraná inicia formação prática de 4,9 mil brigadistas escolares

O Programa Brigadas Escolares iniciou nesta semana a etapa prática da formação de 4,9 mil novos brigadistas que atuam nas instituições de ensino do Paraná. A capacitação ocorre simultaneamente nos 32 Núcleos Regionais de Educação e segue até o dia 14 de agosto. O objetivo é preparar servidores para atuar na prevenção e resposta a situações de emergência dentro das escolas.

O curso é realizado anualmente e conta com 60 horas de aulas teóricas e 16 horas de atividades práticas ministradas por bombeiros militares. Atualmente, o programa atende cerca de 2,5 mil unidades de ensino, entre colégios estaduais e escolas especiais conveniadas, como as Apaes.

Capacitação reforça segurança nas escolas

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Schunig, a iniciativa já se consolidou como uma política pública permanente no Paraná.

“O programa é uma política de Estado no Paraná. Todos os anos repetimos a capacitação. Felizmente, em mais de uma década temos diversos colégios onde praticamente todos os servidores já são brigadistas”, destacou.

A etapa final da formação reúne atividades teóricas e práticas, incluindo treinamento para abandono de edificações, noções básicas de segurança, atendimento de primeiros socorros e prevenção e combate a princípios de incêndio.

Treinamento prepara servidores para agir em emergências

Segundo o subtenente Alvacir Ferreira, coordenador de formação, os participantes também aprendem a identificar e eliminar situações de risco dentro das escolas, tanto em estruturas físicas quanto em instalações elétricas.

Durante os exercícios práticos, a cozinha recebe atenção especial por ser considerada uma área sensível. Os servidores são orientados sobre o uso correto dos extintores, manuseio de válvulas de botijões de gás e procedimentos para conter pequenos focos de incêndio.

“Este é um ponto sensível, eles aprendem a identificar os tipos de extintores além de manusear a válvula do botijão de gás e conter pequenos incêndios que possam ocorrer”, explicou o subtenente.

Mais de 94 mil servidores já foram capacitados

A diretora de Planejamento e Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), Graziele Andriola, ressaltou que a formação tem papel fundamental na proteção da comunidade escolar.

“A formação assegura a prevenção e a resposta rápida, organizada e eficiente diante de situações que possam colocar em perigo os estudantes e todos os profissionais que atuam nesses locais”, afirmou.

Ao longo dos 14 anos de existência do programa, mais de 94 mil servidores foram treinados e certificados como técnicos brigadistas nos Núcleos Regionais de Educação.

Participantes destacam importância da capacitação

Entre os participantes da formação deste ano está a merendeira Gilmara Keseker. Ela afirma que pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais colegas da escola após a conclusão do curso.

“Vou repassar os aprendizados para outros colegas. É importante ter alguém para orientar de maneira correta porque na hora do desespero precisamos saber como agir”, destacou.

O Programa Brigadas Escolares é desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em parceria com a Seed-PR e conta com apoio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Segundo Juliana Saldanha, representante da Seed no programa, a iniciativa busca fortalecer a cultura de prevenção dentro e fora das unidades de ensino.

“Nossa intenção é treinar a comunidade para situações adversas que possam ocorrer dentro e fora dos muros da escola, queremos fortalecer a cultura de prevenção”, afirmou.

Programa investe em equipamentos e infraestrutura

O Programa Brigadas Escolares foi criado para proteger estudantes, professores e demais profissionais da educação, o programa também atua na adequação das edificações escolares às normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar) apoia as ações por meio de investimentos em equipamentos, sinalização, adequações físicas e materiais de segurança destinados às escolas da rede estadual.

Além disso, a Defesa Civil Estadual adquiriu neste ano kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de atendimento pré-hospitalar (APH), que serão distribuídos para 2,2 mil escolas estaduais. Os materiais serão armazenados em armários desenvolvidos especialmente para utilização em situações de emergência.

Programa é referência nacional

O Programa Brigadas Escolares é considerado uma referência nacional na área de segurança escolar. Em 2021, a iniciativa recebeu reconhecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculado ao então Ministério do Desenvolvimento Regional.

O programa foi destacado como exemplo de boas práticas no eixo temático Defesa Civil na Escola, reforçando o protagonismo do Paraná na promoção da segurança e da prevenção de riscos no ambiente escolar.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *