AGORA

Sandro Alex propõe centros de endometriose no Paraná

Candidato do PSD diz que unidades seriam vinculadas a hospitais e ampliariam consultas, exames, medicamentos e cirurgias pelo SUS

sandro alex

O candidato do PSD ao Governo do Paraná, Sandro Alex, propõe criar Centros Especializados em Endometriose vinculados a hospitais para ampliar, pelo SUS, o diagnóstico e o tratamento da doença em todas as regiões do Estado, com consultas, exames, medicamentos e cirurgias nos casos mais graves.

Segundo a proposta apresentada pelo candidato, as unidades especializadas receberiam pacientes encaminhadas pela rede pública e ampliariam o acesso a ginecologistas, exames de imagem, como ultrassom pélvico e ressonância magnética, medicamentos hormonais e procedimentos cirúrgicos.

Atualmente, conforme as informações apresentadas pela campanha, o atendimento da endometriose pelo SUS no Paraná começa na Atenção Primária à Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, onde são realizados a triagem e o manejo clínico inicial.

Centros receberiam encaminhamentos de todas as regiões

Sandro Alex afirma que os novos centros teriam como objetivo direcionar os encaminhamentos em todas as regiões do Paraná e reduzir o tempo entre a identificação do problema e o início do tratamento.

“O Paraná defende a vida desde a sua concepção e também tem como meta de saúde pública apoiar tratamentos de mulheres que possuem endometriose para garantir o sonho da gestação”, afirmou.

Segundo o candidato, as unidades funcionariam vinculadas a hospitais e ofereceriam diferentes etapas do atendimento pelo SUS.

“Com essas unidades, que serão vinculadas a hospitais, o Paraná vai ampliar, via SUS, as consultas com ginecologistas, a realização de exames de imagem, como ultrassom pélvico e ressonância magnética, o fornecimento de remédios hormonais e até mesmo procedimentos cirúrgicos nos casos mais graves”, disse.

Campanha cita referências em Rolândia e Londrina

De acordo com as informações apresentadas, poucos hospitais do Paraná são atualmente considerados referência nesse tipo de atendimento.

Entre os exemplos citados está o Hospital São Rafael, em Rolândia, credenciado pelo SUS para cirurgias eletivas de endometriose.

Também foi mencionado o Hospital Universitário da UEL, em Londrina, que possui ambulatório especializado com atendimento multidisciplinar voltado ao diagnóstico e tratamento da doença.

Sandro Alex afirma que a endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva no país e inclui o tema entre as propostas de ampliação do atendimento à saúde feminina.

“A endometriose atinge até 15% das mulheres em idade reprodutiva no País. Vamos cuidar desse tratamento”, afirmou.

Candidato cita pré-natal, mamografias e exames

Além dos centros especializados, Sandro Alex relacionou a proposta a outras ações que pretende desenvolver na saúde da mulher e da criança.

O candidato afirmou que pretende ampliar mamografias e ultrassom morfológico, além de manter ações relacionadas ao pré-natal e ao teste do pezinho ampliado.

“Vamos continuar sendo o Estado que mais realiza pré-natal, ampliando mamografias e ultrassom morfológico, e cuidando dos bebês com o teste do pezinho ampliado, no qual o Paraná já é referência nacional”, declarou.

Proposta prevê base aérea do Samu no Sudoeste

Entre as demais propostas apresentadas pelo candidato para a saúde está a criação de uma nova base aérea do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região entre o Centro-Sul e o Sudoeste.

A estrutura teria cobertura para Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão e municípios próximos.

O projeto também prevê a aquisição de um helicóptero com capacidade para voos noturnos. Segundo a proposta, a iniciativa, chamada Asas da Vida, busca ampliar a capacidade de resposta do Samu.

Atualmente, conforme as informações apresentadas, as bases aéreas estão localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Quimioterapia também aparece entre as propostas

Sandro Alex também propõe unidades descentralizadas de quimioterapia para ampliar o atendimento a pacientes com câncer.

A proposta cita Palotina, Ivaiporã e Santo Antônio da Platina como municípios que receberiam o tratamento em parceria com instituições de referência.

Entre as unidades mencionadas estão o Hospital do Câncer de Londrina, o Erasto Gaertner e a Uopeccan.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Redação

Diário Sudoeste - Notícias de Pato Branco, Sudoeste do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *