Desvendando a cervicobraquialgia

Problema que causa sintomas como dor cervical, na cabeça, braço e até formigamento das mãos pode ser causado por desalinhamento de algumas vértebras cervicais específicas.

INFORME PUBLICITÁRIO | fotos KLEBER DE ABREU

O quiropraxista, Dr. Everson Mullhausen, recebe diariamente em seu consultório pacientes com as mais variadas queixas. Entre as mais comuns está a dor cervical (de pescoço) irradiando para a cabeça, escápula, ombro, braço, mão e dedos.

Além da dor, outros sintomas inclusos são: sensação de formigamento, queimação, perda da força na região afetada, travamento ou incapacidade de movimentar o ombro, o braço ou a mão. Todos podem ser unilaterais ou bilaterais.

De forma muito comum, esses sintomas podem ser confundidos com  fibromialgia, síndrome do túnel do carpo ou tendão do ombro parcialmente rompido. “Porém, essas possíveis contravenções diagnósticas se devem provavelmente ao fato da pouca familiarização com a origem das interferências neurológicas”, avalia o especialista.

Em relação aos sintomas apresentados, Mullhausen explica que o quadro patológico comumente se define como cervicobraquialgia.

O que é?

O quiropraxista explica que a cervicobraquialgia é oriunda de interferências neurológicas na região da coluna cervical, que podem ocorrer por diversas razões, entre elas, desalinhamento ósseo/articular ou subluxação, hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal cervical.

“A mais comum e normalmente menos considerada pela comunidade científica é a subluxação articular de um ou mais segmentos articulares, desde a quarta vértebra cervical até a primeira vértebra torácica. Neste caso a subluxação pode comprimir raízes nervosas que fazem parte do plexo braquial, que é um conjunto de nervos que levam sensibilidade, força e movimento aos ombros, braços, mãos e dedos. Também podemos chamar essas subluxações de desalinhamento ósseo/articular”, explica Mullhausen.

O especialista diz ainda que esses desalinhamentos ou subluxações comprimem ou interferem diretamente nas raízes nervosas, trazendo dor, formigamento, sensação de queimação, perda da força, travamento ou incapacidade de movimentar a região afetada.

Fatores
A subluxação ou desalinhamento ósseo, que causa a cervicobraquialgia, pode acontecer devido a:
• queda;
• acidente;
• mau jeito;
• má postura;
• estresse ou conflitos emocionais que geram tensão.

Diagnóstico
O diagnóstico da cervicobraquialgia é obtido por meio de anamnese detalhada, exame de palpação no local afetado e exames radiológicos.
Uma vez detectada a subluxação articular, realiza-se o ajuste quiroprático preciso e específico no segmento articular envolvido, devolvendo a plena funcionalidade e até a completa ausência da dor e outros sintomas que antes afetavam a região envolvida.

Estenose do canal vertebral
A estenose do canal vertebral é uma condição que pode afetar e comprimir nervos do plexo braquial e gerar um quadro de cervicobraquialgia.
O alinhamento vertebral com trações e ajustes quiropráticos podem devolver a plena funcionalidade da coluna e a ausência dos sintomas.

Protrusões e Hérnias discais
As protrusões e hérnias discais na coluna cervical normalmente comprimem a raiz ou raízes nervosas do plexo braquial.
As suas causas estão relacionadas ao desgaste ou degeneração do disco e também ao desalinhamento ósseo/articular ou subluxações articulares. O tratamento quiroprático com trações e ajustes específicos para esta situação traz o disco para sua área de inserção original, diminuindo e até eliminando a pressão discal sobre a raiz nervosa.


“No começo, não vou mentir, fiquei com medo. Mas tive coragem de levar até o fim e a dor foi lentamente acabando, assim como o amortecimento das mãos. Eu tinha indicação cirúrgica para os dois punhos, para a síndrome do túnel do carpo, mas não tenho mais dor. Também tinha indicação para cirurgia na coluna lombar, porque tinha perda de movimento nas pernas, mas fiz novamente um exame de ressonância e está tudo certo. Estou indicando, já veio gente e virá mais.” Afirma alegremente Tercila.

Tercila Servelin Baldissera é comerciante, residente de Coronel Martins – SC, e sofria com dor cervical irradiando para ombros, braço, mão, punho e dedos.

Adriana Dalzatto Bernardelli é agricultora, moradora de Galvão – SC, e há 15 anos sofria com dor cervical irradiando para ombro, braço e mão.

“Para mim, o tratamento foi o início de uma nova vida. Antes, quando mexia a minha mão, já sentia dor, e já estava acostumada com ela. Precisava de ajuda para pentear os cabelos, vestir um casaco. Pendurar roupa no varal era o mais difícil. Hoje eu não sinto mais dor. Eu durmo e levanto bem, acordo com vontade de levantar e trabalhar, antes eu não queria nem sair da cama.” Comemora Adriana.

“Eu sentia uma dor constante há mais ou menos 5 anos. Todo dia ia dormir com uma dor insuportável, que só piorava com o tempo. Quando ia trabalhar, sentia uma dor nas costas que descia pelo ombro e chegava na mão. Tinha que parar e massagear o braço para melhorar o desconforto. Agora posso dizer que estou novo de novo. A dor sumiu, não sinto mais nada. Desde a primeira sessão já melhorei muito.” Celebra Sérgio.

“Sentia uma dor insuportável que doía noite e dia. Eu ia dormir cansada e acordava cansada. Isso me atrapalhava em todas as atividades do dia a dia. Eu tratava como fibromialgia. Depois que encontrei o Dr. Everson, foi a mesma coisa que tirar com a mão. Saí daqui da primeira sessão dando risada porque aliviou 100% e não doeu mais. Até choro de emoção por conta disso.” Afirma Ione Maria da Rosa.

O casal de agricultores Sérgio Servelin e Ione Maria da Rosa, de Galvão – SC. Sérgio apresentava dor cervical irradiando para ombro e braço direito há mais ou menos 5 anos e Ione dor cervical irradiando para a cabeça, ombros e braços, com ênfase no braço direito, há mais de 35 anos.


Everson e Mariangela

Se conheceram no baile dos namorados em maio de 2010 na cidade de Curitiba. “Acho que foi amor a primeira vista. Passei a amá-la desde que começamos a conversar”, afirma Everson.

O amor se solidificou e após alguns anos eles tiveram lindos filhos como frutos dessa relação.

Mullhausen diz que sua esposa sempre foi uma motivação e inspiração para seu trabalho. “Cremos que as famílias poderão ser eternas e que todo e qualquer sacrifício por esta união vale a pena”, afirma o casal.

 Acesse, curta, siga e compartilhe as redes sociais

@dreversonmullhausen
dreversonmullhausen
(46) 99905-7711
[email protected]
RUA TOCANTINS, 2320, CENTRO MÉDICO
COMERCIAL SÃO LUCAS, SALA 303 E 304 – 3º ANDAR

você pode gostar também
Deixe uma resposta