Rotary pensa em união, pensa em desenvolvimento, pensa em inclusão… pensa no futuro da nossa Nação

“O Rotary é uma força de integração num mundo onde as forças de desintegração estão prevalecendo, esse é o nosso papel, a nossa missão, integrar as forças do mundo”, Paul Percy Harris

Ao longo dos anos, o Rotary International vem utilizando suas conexões para instilar uma mentalidade de crescimento inclusivo e servir de exemplo como uma organização onde a inclusão está no que pensamos, dizemos ou fazemos.

No ano rotário 2022-23, quando o Brasil completa seu centenário, e o Rotary International 118 anos, é bom relembrar que essa organização, na qual os participantes atuam de forma voluntária e sem remuneração, tem cumprido com os seus objetivos na prática de ações transformadoras e relevantes para a melhoria na qualidade de vida da humanidade.

Se falarmos de promoção da paz; combate a doenças; fornecimento de água limpa; saúde de mães e filhos; apoio à educação; desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente, aliado a outros valores sociais e humanitários que a sociedade carece para a sua sobrevivência, encontramos a solução nos programas e serviços oferecidos pelo Rotary e Fundação Rotária.

Isso faz do Rotary uma organização ímpar, maior Organização Não Governamental do mundo, que constantemente se atualiza quanto às necessidades das pessoas e das comunidades mais vulneráveis e ainda atende aquelas pessoas com maior poder aquisitivo no seu aperfeiçoamento pessoal e humano, gerando com isso uma verdadeira e importante integração humanitária em busca da paz e da compreensão mundial, verdadeiro exercício de amor ao próximo.

E pensando no futuro, a participação da juventude é fator fundamental para a organização. São ofertadas aos jovens atividades de desenvolvimento de lideranças, tais como o Rotary Kids; Rotaract, o Interact, os Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla) e o Intercâmbio de Jovens do Rotary, que lhes abrem espaços para o pleno desenvolvimento de valores sobre os quais construirão suas vidas, estimulando-os para que sejam líderes positivos, bons profissionais, bons cidadãos, bons pais e mães, a favor de uma sociedade justa e solidária, e reforçando as suas habilidades e vocações. Os integrantes da organização servem como verdadeiros mentores.

O leque de Serviços que Rotary oferece e à juventude é vastíssimo e de grande importância, para todos aqueles que têm a felicidade de participar de um deles, oferecendo a oportunidade que sejam Promotores da Paz.

A intenção é que os jovens assumam no amanhã o seu papel, podendo inclusive conduzir o país e integrar a fileira Rotária, na qualidade de associado. A governadora do Distrito 4640, o maior distrito em número de associados do Hemisfério Sul e um dos maiores distritos em contribuição para a Fundação Rotária do Brasil, colocamos em sua gestão como prioridade, ações, programas e projetos pensando no futuro das pessoas e de suas comunidades.

A presidente de Rotary International 2022-23, a Canadense Jennifer Jones, traz bastante forte este olhar para o futuro, para as novas gerações e diz “ Imaginem um mundo que merece o melhor que temos a oferecer, onde acordamos todo dia com a certeza de que podemos fazer a diferença. Nós não imaginamos o ontem; nós imaginamos o amanhã”.

Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, governadora do Distrito 4640 de Rotary International – Ano Rotário 2022-23

você pode gostar também

Comentários estão fechados.