Doze locais de votação do Sudoeste do Paraná estavam sem energia elétrica no início da manhã deste domingo (25), dia do segundo turno das Eleições 2026. Em todo o Estado, o relatório emitido às 8h06 apontava 63 locais sem luz, em 38 municípios, com 160 seções e 44.338 eleitores. As urnas eletrônicas funcionam com bateria própria.
No Sudoeste, os locais afetados ficam em Manfrinópolis, Mangueirinha, Honório Serpa, São João, Palmas e Coronel Domingos Soares. Juntos, somam 23 seções e 6.331 eleitores.
O maior local da região na lista é o Colégio Estadual São Cristóvão, em Manfrinópolis, com seis seções e 1.983 eleitores. Coronel Domingos Soares tem cinco locais na relação.
Locais sem energia no Sudoeste
A lista abaixo traz a situação informada no relatório para cada local, conforme o status da Copel às 7h58.
- Manfrinópolis: Colégio Estadual São Cristóvão, 6 seções, 1.983 eleitores (situação: revisado)
- Mangueirinha: Escola Municipal do Campo Odila Luchesi Garcez (Covó), 4 seções, 1.049 eleitores (situação: pendente)
- Mangueirinha: Clube de Mães Comunidade Portão, 1 seção, 271 eleitores (situação: revisado)
- Honório Serpa: Escola Municipal Reinaldo Fleck, 3 seções, 748 eleitores (situação: pendente)
- São João: Escola Estadual Dom Pedro I, 2 seções, 495 eleitores (situação: aguardando distribuidora)
- Palmas: Colégio Estadual Rural Paulo Freire, Paraíso do Sul, 1 seção, 309 eleitores (situação: revisado)
- Palmas: Escola Municipal Rural Isolda Knolseisen, Vila Rural, 1 seção, 215 eleitores (situação: aguardando distribuidora)
- Coronel Domingos Soares: Escola Municipal Francisco Taques, Iratim, 1 seção, 298 eleitores (situação: revisado)
- Coronel Domingos Soares: Colégio Estadual Monteiro Lobato, Pedregulho, 1 seção, 290 eleitores (situação: revisado)
- Coronel Domingos Soares: Escola Rural Municipal Iraras, 1 seção, 251 eleitores (situação: revisado)
- Coronel Domingos Soares: Escola Municipal Rural São Vicente, Bom Retiro, 1 seção, 215 eleitores (situação: revisado)
- Coronel Domingos Soares: Escola Municipal Rural Nossa Senhora Consoladora, Marcon, 1 seção, 207 eleitores (situação: revisado)
Ocorrências com urnas
Até as 9h, o boletim da Justiça Eleitoral registrava 134 ocorrências com urnas eletrônicas em 71 zonas eleitorais do Paraná, com 47 substituições de equipamentos. Os problemas mais comuns foram a troca de baterias e outros procedimentos de reparo.
Em caso de falta de energia, as urnas funcionam com as baterias internas, sem interromper a votação. Os cartórios eleitorais também têm baterias de reserva.
Flávio Bolsonaro vota em Vila Isabel no segundo turno
Tempo nos locais de votação
Segundo o boletim, 71% dos locais de votação tinham tempo estável às 9h. Em 27,5% havia chuva leve ou moderada, em 0,20%, chuva intensa ou temporal, e em 0,14%, ventos fortes.

Deixe um comentário