AGORA

Festival da Primavera movimenta Castro

Campos Gerais prontos para três dias de atrações gratuitas

Os Campos Gerais se preparam para o Festival da Primavera, que acontece em Castro de 12 a 14 de setembro de 2025 (sexta a domingo), no Castrolanda Expo Center. Com entrada gratuita, o evento reúne balonismo, shows, atividades culturais e educativas, além de exposições das forças de segurança e ações de saúde.

Organizado pela primeira vez pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, o Festival conta com apoio do Viaje Paraná e parceria da Federação Paranaense de Balonismo. A área gastronômica é conduzida pela Abrasel-PR.

“Isso fortalece o turismo do Paraná e, especialmente, dos Campos Gerais. São atrações únicas que captam visitantes, movimentam o comércio e aquecem a economia”, afirma Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Festival gastronômico: do típico ao autoral, a partir de R$ 15

Serão 12 pontos de operação de alimentos e bebidas — entre quiosques, estações “Fogo de Chão”, “Restaurante Abrasel” e o espaço “Comidas Típicas”. Os pratos e porções partem de R$ 15,00.

No cardápio: sanduíches, hambúrgueres, pastéis, choripán, pizzas, porções, açaí, sorvetes, fondue e mais. Nas bebidas: caipirinha, chopes artesanais, drinks clássicos e autorais, refrigerantes e água.

“Turismo e gastronomia andam lado a lado. O Paraná se destaca por pratos únicos e uma rede qualificada de bares e restaurantes”, destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Sabores do Paraná em destaque

O público encontra clássicos como barreado (Litoral), carne de onça (Curitiba), entrevero de pinhão, costela, comida tropeira, porco no rolete (ícone de Toledo), arroz carreteiro e as tortas holandesas de Carambeí (a ~22 km de Castro).

Barreado e carne de onça integram a lista de produtos paranaenses com Indicação Geográfica (IG) do INPI, atestando qualidade e vínculo territorial. As tortas holandesas de Carambeí estão com pedido de IG em tramitação.

“Levaremos nossos principais associados para garantir segurança alimentar e bom atendimento, com atenção especial aos pratos típicos paranaenses”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel-PR.

Programação: balonismo, cultura, segurança e saúde

Além do balonismo — que promete colorir os céus dos Campos Gerais —, o Festival terá shows musicais, feira de produtos regionais, atividades recreativas e educativas. As forças de segurança (Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros) exibem equipamentos e veículos históricos e realizam apresentações como a Banda da PMPR.

O público terá ainda orientações sobre doação de sangue e de órgãos e vacinação em parceria com o município.

Programação completa do Festival da Primavera: CLIQUE AQUI

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *