Lousas digitais transformam aulas em Clevelândia

A Administração Municipal de Clevelândia realizou um importante investimento em lousas digitais interativas, implementadas tanto na Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) quanto nas escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do Programa Escola do Futuro e já mostra resultados positivos na rotina de professores e estudantes.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é modernizar o ensino e impactar diretamente a qualidade da educação no município, preparando crianças, jovens e adultos para um futuro com mais oportunidades. As lousas digitais permitem aulas mais dinâmicas, participativas e alinhadas às demandas da sociedade contemporânea.

Na FAMA, os equipamentos têm se destacado como ferramentas fundamentais para facilitar o trabalho docente e manter os alunos mais atentos e engajados. Professores relatam ganhos expressivos em interatividade e aprendizado.

“A partir do momento da chegada dessas lousas, as aulas ficaram mais interativas e dinâmicas. A gente consegue demonstrar melhor os conteúdos, o que faz com que os alunos prestem mais atenção e se envolvam mais”, explica Mariana Roussoni, professora da FAMA desde 2022 e ex-aluna da instituição. Neste ano, ela leciona pela primeira vez no curso de Pedagogia, na disciplina de Mídias e Tecnologias voltadas para a Educação.

O impacto positivo da tecnologia também é percebido pelos acadêmicos. Moacyr Rodrigues de Santos, aluno do quinto período de Pedagogia na FAMA, destaca como o uso das lousas transformou sua visão sobre o ensino:

“Venho de uma educação mais tradicionalista, em que a tecnologia não era tão presente. Chegando aqui na FAMA, com metodologias diferenciadas dos professores, vimos que podemos usar a tecnologia como ferramenta de ensino. Foi uma experiência modificadora.”

Ele ressalta ainda que a adoção das lousas digitais torna o aprendizado mais significativo e conectado com a realidade dos estudantes:

“O ponto-chave é instigar o aluno a aprender. A gente consegue acompanhar o que está acontecendo lá fora e trazer para a sala de aula, tornando tudo mais dinâmico e interativo. Quebra aquele vínculo de só o professor transmitir o conteúdo, porque também trazemos nossa vivência e nosso aprendizado do dia a dia.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.