Pato Branco sediou, na quarta (2) e quinta-feira (3), no Anfiteatro da Unidep, a XVI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reunindo representantes do poder público, entidades, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A conferência teve como objetivos avaliar as políticas públicas já implementadas, deliberar novas diretrizes e eleger os delegados que representarão o município na XV Conferência Estadual de Assistência Social. Neste ano, o tema central foi “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Toda a comunidade foi convidada a participar, fortalecendo o diálogo sobre questões que impactam diretamente quem utiliza, executa ou defende o SUAS.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alice Prestupa, destacou que o amplo debate realizado no evento contribui para propostas mais assertivas para o Município, o Estado e a União. Representando os trabalhadores do SUAS, Vilmar da Silva enfatizou a importância do sistema para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Helaine Cristiane Marcolino, do SOS Vida, representando as entidades do terceiro setor, ressaltou o valor do debate para fomentar novas ideias e aprimorar o atendimento à comunidade. Já o representante dos usuários da Política de Assistência Social, Ulisses Carlos Penso, elogiou o acolhimento recebido, destacando a qualidade do atendimento prestado pela Assistência Social de Pato Branco.
O prefeito Géri Dutra reforçou a importância da parceria entre Executivo, Legislativo, iniciativa privada, entidades, voluntários e a população para construir um futuro promissor para o município. Segundo ele, a responsabilidade de transformar essas metas em realidade é da Secretaria de Assistência Social, cujas equipes vêm desenvolvendo um trabalho de excelência na área socioassistencial.
O secretário municipal de Assistência Social, Paulinho Centenaro, lembrou que a conferência é um momento fundamental para debater as políticas públicas e alinhar as ações da Secretaria. Ele destacou a necessidade de construir o plano de assistência social de forma coletiva, com a contribuição essencial do terceiro setor para a realização dos serviços socioassistenciais.
A vereadora e Procuradora da Mulher, Anne Cristine Gomes, representou o Legislativo municipal no evento. Anne já atuou como secretária de Assistência Social em gestões anteriores, fortalecendo a integração entre os poderes no debate sobre políticas sociais.
Eixos temáticos debatidos
Os participantes foram organizados em grupos para discutir cinco eixos temáticos:
- Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
- Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
- Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão;
- Gestão democrática e comunicação transparente: fortalecimento da participação social;
- Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Comentários estão fechados.