UFPR terá hospital pediátrico do SUS com apoio da Itaipu

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai contar com um novo hospital pediátrico especializado voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio financeiro da Itaipu Binacional. O convênio para o investimento de R$ 3,54 milhões foi assinado na sexta-feira (30), em Curitiba, durante cerimônia com autoridades federais, estaduais e representantes da universidade e da empresa binacional.

Os recursos serão destinados à elaboração dos projetos de arquitetura, engenharia e coordenação técnica do novo hospital, que será integrado ao Complexo do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR. A nova unidade, batizada de Instituto de Pediatria do HC-UFPR — ou “HCzinho” —, terá aproximadamente 15.800 m² de área construída, ampliando significativamente o atendimento pediátrico especializado no Paraná e em toda a Região Sul do Brasil.

A assinatura do convênio contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, que representou a empresa na solenidade. Também participaram a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; o reitor da UFPR, Marcos Sunye; e a vice-reitora Camila Fachin. Representando a Itaipu, estiveram ainda os diretores Carlos Carboni (Coordenação), Luiz Fernando Delazari (Jurídico) e Irineu Colombo, diretor-superintendente do Itaipu Parquetec.

“O SUS é uma marca mundial, e nós, brasileiros, temos que ter orgulho dele. A Universidade Federal do Paraná sempre contribuiu, e vai continuar contribuindo com o Sistema Único de Saúde”, afirmou Enio Verri. “Mais do que um prazer, é uma obrigação contribuir com o SUS”, completou o diretor da Itaipu, destacando que o projeto está alinhado às diretrizes de fortalecimento da saúde pública promovidas pelo Governo Federal.

Para a vice-reitora da UFPR, Camila Fachin, o apoio da Itaipu é fundamental para viabilizar a fase inicial da construção. “Esse apoio da Itaipu Binacional para o ‘HCzinho’ torna possível a contratação do projeto. Para o sucesso dessa obra, é necessário termos um projeto que atenda às especificidades da excelência que buscamos. E é isso que comemoramos aqui hoje”, ressaltou.

Além de beneficiar diretamente a população infantojuvenil, o investimento também contribui para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da ONU, voltado à promoção da saúde e do bem-estar. A iniciativa fortalece o papel da UFPR como referência em ensino, pesquisa e assistência médica, além de reforçar o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável e as políticas públicas de saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.